Operação Prainha-Grumari começa nesta sexta (21) no Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da CET-Rio, da Guarda Municipal e da Subprefeitura da Barra, promove a Operação Verão Prainha-Grumari, a partir desta sexta-feira (21/1). O controle de acesso a esses parques municipais ocorrerá aos sábados, domingos e feriados, durante o verão.

Divulgação / SMAC

Nestes dias, o acesso aos parques será feito de acordo com a lotação dos estacionamentos. Em caso de lotação de 800 vagas (600 em Grumari e 200 na Prainha), as cancelas da Prainha (Avenida Estado da Guanabara) e de Grumari (Estrada do Grumari) serão fechadas, não permitindo mais a entrada de carros às praias.


O secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, destaca o caráter especial da Prainha e de Grumari, protegidas por unidades de conservação. Ele acrescenta que operações como estas são importantes para a preservação dos parques, especialmente em períodos de maior visitação, como férias escolares, feriados e fins de semana.


"Prainha e Grumari são parques naturais. São paraísos que precisam ser preservados. E temos constatado um aumento no fluxo de visitantes nesta região, por isso, reforçamos esta operação e o controle de acesso, para melhorar a qualidade e a experiência de quem visita esses parques naturais e garantir a preservação", informou Cavaliere.


A região conta com registros de quase 270 espécies de aves e expressiva presença de espécies endêmicas da Mata Atlântica (que só ocorrem naquele local) ou ameaçadas de extinção.


Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC)

300x250px.gif
728x90px.gif