Oposição quer que PGR investigue Ministro da Educação por censurar professor
A Oposição pediu nesta quarta-feira (3/3) que a PGR investigue Milton Ribeiro, ministro da Educação, após o governo Bolsonaro ter advertido um ex-reitor de universidade federal por uma crítica contra o presidente. A representação também lembrou que no ano passado o STF decidiu, por unanimidade, que são inconstitucionais quaisquer decisões que vedem a liberdade de expressões nas universidades.
Além de Milton Ribeiro, os parlamentares solicitaram que Eduardo Gomes Salgado, diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Difes) também seja alvo de investigação. Os deputados solicitaram ainda a anulação da advertência.
“O ataque às universidades públicas por parte do governo federal não é algo novo. A escalada autoritária em face da autonomia universitária está na ordem do dia do governo Bolsonaro, sobretudo por aqueles que hoje dirigem o Ministério da Educação”, escreveram os partidos PT, PSB, PDT, PCdoB, PSOL, Rede à PGR.
Na última terça-feira, o Diário Oficial trouxe advertências da CGU contra o ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas Pedro Rodrigues Curi Hallal e o professor Eraldo dos Santos Pinheiro, em razão de falas contra Jair Bolsonaro. Segundo a justificativa, os dois proferiram “manifestação desrespeitosa e de desapreço direcionada ao presidente da República” em uma live feita nas redes da universidade em 7 de janeiro.
Comments