top of page

Oposição tenta esvaziar fim da 6x1, mas discussão segue no Senado

há 1 hora
2 min de leitura

Sessão no Senado discute o fim da escala 6x1 (Foto: Valdemar Barreto/Agência Senado)
Sessão no Senado discute o fim da escala 6x1 (Foto: Valdemar Barreto/Agência Senado)

Em meio à campanha para o segundo turno das eleições, os debates do fim da escala 6 por 1 continuaram pelo segundo dia consecutivo, nesta quarta-feira (7), no Senado Federal, enquanto o tema torna-se mais presente na campanha com o presidente Lula cobrando posição de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que foge do tema, enquanto articula a oposição tenta esvaziar a votação.


Os debates acontecem após o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), definir um calendário pelo rito processual, que prevê cinco dias de debate para iniciar a votação em primeiro turno, o que pode acontecer na próxima semana.


As sessões são semipresenciais e contaram na terça (6) com 69 participantes e 60 na quarta. A grande maioria são apoiadores do fim da escala, que foi aprovada em votação recorde (472 votos a favor e 22 contra) na Câmara dos Deputados antes das eleições. Na última sessão, apenas o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) manifestou-se contra a condução do rito no Senado, mas disse ser favorável ao mérito da PEC.


O vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Ubiraci Dantas de Oliveira, o Bira, que está acompanhando os debates, afirma que Flávio Bolsonaro tenta esvaziar as sessões, mas sem sucesso. “Estou achando que a coisa está andando muito bem. Ontem [terça], apesar da tentativa de Flávio Bolsonaro de tentar esvaziar a sessão, ele não foi feliz”, avalia Bira.


O coordenador da campanha de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República, senador Rogério Marinho (PL-RN), que evita apresentar seu voto, vem tentando adiar a previsão de votação, junto a Alcolumbre, dizendo que “neste momento, não é o ideal”.


“Não faz bem ao país votar um assunto dessa gravidade, dessa importância e com essa repercussão da maneira que está sendo votado”, disse Rogério Marinho. Do outro lado, a líder do Governo no Senado, Teresa Leitão, tenta colher assinaturas para apresentar o requerimento de calendário especial para acelerar a votação.


Na terça-feira (6), Flávio foi questionado novamente sobre a PEC do governo e, mais uma vez, defendeu uma escala 7×7. “Nossa proposta é dar liberdade para que o trabalhador monte a sua jornada de trabalho conforme a sua possibilidade e necessidade. Quem quer trabalhar mais vai trabalhar mais, quem quer trabalhar menos vai ter o direito de priorizar outras coisas na sua vida”, disse o primogênito do ex-presidente Jair Bolsonaro, preso por tentativa de golpe de Estado.


Já o candidato à reeleição, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cobrou, durante plenária do PT nesta quarta, uma posição clara de Flávio pelo fim da escala. “Eu quero ver como é que o Flávio Bolsonaro vai votar. Eu o desafio a votar favoravelmente. E desafio ele a pedir para o PL votar favoravelmente”, disse Lula, que aproveitou também para criticar as propostas do bolsonarista.


“Eles estão inventando uma história, como se, em um acordo leonino, o trabalhador tivesse alguma vantagem. Então, nada de aceitar barganha. É reduzir a jornada de trabalho para cinco dias de trabalho e dois de descanso”, afirmou o candidato do PT.


Do Brasil de Fato

 
 
 

Comentários


banner niteroi um ano e meio de governo SAUDE 300x250px 2 10 26.jpg
cvv.jpg
image_url=https___imageproxy.youversionapi.com_640x640_https___s3.amazonaws.com_static-you
Chamada Sons da Rússia5.jpg

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges.

Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam).

Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

bottom of page