Pátio do MAC e Parque da Cidade são reabertos


Sob uma das obras mais conhecidas de Niemeyer, o pátio do MAC apresenta cenário deslumbrante (Foto: Leo Zulluh)

Dois dos lugares mais procurados por niteroienses e turistas em seus momentos de lazer, o pátio do MAC e o Parque da Cidade voltam a abrir suas portas ao público, ainda de forma controlada e respeitando normas restritivas.

Após mais de 100 dias fechado como medida auxiliar para deter o avanço da Covid-19 na cidade, o pátio do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói é reaberto ao público neste sábado (11). O local, que proporciona uma das vistas panorâmicas mais bonitas da de Niterói, do Rio e da Baía de Guanabara, pode receber até 25 pessoas por vez, de domingo a domingo, das 9h às 18h. 

Os visitantes terão a temperatura aferida na entrada e o uso de máscara facial será obrigatório. Será necessário manter o distanciamento de 1,5m entre as pessoas e a prática de atividades esportivas está proibida. O interior do museu, porém, permanece fechado à visitação pública.

O Parque da Cidade de Niterói também foi reaberto aos visitantes nesta sexta-feira (10), apenas para caminhada, atividades físicas individuais e contemplação do pôr do sol. As rampas de voo livre, a pista de downhill, a área infantil e o bistrô permanecem fechados. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 18 horas. A visitação estará limitada a, no máximo, 200 pessoas por vez.

As regras para o funcionamento do Parque no estágio amarelo nível 2 foram definidas pelas secretarias municipal de Ordem Pública (Seop), de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARHS).

A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, explica que guardas municipais estarão na entrada do Parque verificando a temperatura dos visitantes e, também, com álcool em gel.

“Estamos realizando a abertura de mais este parque, assim como já aconteceu em outros três da cidade, de forma responsável, seguindo todos os protocolos de segurança e distanciamento social. O espaço estará sinalizado desde a entrada, passando pelo estacionamento e outras áreas do parque. Neste primeiro momento, não será permitido fazer piqueniques. Os sanitários estarão liberados para o uso. Em breve, esperamos retornar as outras atividades, como a liberação das pistas de voo. Por isso, é tão importante que todos sigam as regras de transição para o novo normal”, diz Dayse Monassa.  

O secretário municipal de Meio Ambiente, Eurico Toledo, reforça que todas as orientações do Gabinete de Crise da Prefeitura estão sendo seguidas criteriosamente no que determina o estágio amarelo nível 2.

“O niteroiense está atendendo ao chamado da administração e não será diferente desta vez. A ida ao Parque é uma forma de desestressar, estar em contato com a natureza. Desta forma, e com essa restrição no acesso, evitaremos aglomeração e teremos a presença de forma controlada no parque para contemplação e atividades individuais", afirma Eurico Toledo.

Outros parques – No dia 22 de junho, a Prefeitura de Niterói reabriu o Campo de São Bento, em Icaraí, o Horto do Barreto e o Horto do Fonseca para prática de atividades físicas individuais como caminhadas, corridas e andar de bicicleta, todos os dias, das 10h às 20h30.

No Campo de São Bento, a capacidade foi limitada a 500 frequentadores por vez. O Horto do Barreto está funcionando com até 240 pessoas circulando simultaneamente. Já o Horto do Fonseca pode ter até 500 pessoas no espaço interno. Os três parques contam com aferição de temperatura na entrada e totens de álcool em gel.

300x250_QuatroRodas.gif
728x90_PorqueArCondicionado.gif
Toda Palavra 076 - p 4-5.jpg

Leia a versão digital da edição impressa do TP