top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Países do BRICS+ discutem questões regionais e globais

Uma sessão no formato BRICS+/Outreach foi realizada em Kazan nesta quinta-feira (24/10), último dia da XVI Cúpula do BRICS. A reunião, que contou com a participação de representantes de quase 40 países e organizações internacionais, foi dedicada ao tema "BRICS e o Sul Global: Construindo Juntos o Mundo Melhor". O presidente russo Vladimir Putin fez o discurso na abertura da sessão. Ele chamou a atenção para o fato de que o encontro reuniu em uma mesa os países da Ásia, África, Europa e América Latina interessados em estabelecer uma parceria mais próxima com o BRICS.

Foto: Serguei Bobilev / Agência do banco de fotos brics-russia2024.ru

O presidente chinês Xi Jinping, por sua vez, deu as boas-vindas aos países do Sul Global para participarem das atividades do grupo. Ele enfatizou que a China apoiará essas nações em seus esforços para integrar o grupo.


"A ascensão coletiva dos países do Sul Global é um sinal claro de mudanças significativas no mundo. A busca conjunta da modernização por esses Estados é um evento importante na história mundial", disse Xi.


Além disso, o presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, discursou na reunião. Ele declarou que o país está pronto para se tornar um membro do BRICS.


"Compartilhamos totalmente a filosofia do BRICS. A República de Belarus tem ideias e projetos específicos que contribuirão para a solução de desafios globais. Estamos prontos para nos tornarmos um participante ativo da associação", ressaltou Lukashenko.


Segundo ele, o país pode desempenhar um papel importante na implementação das iniciativas do grupo em áreas como segurança, desenvolvimento sustentável, combate à fome, à pobreza e às mudanças climáticas, bem como na esfera humanitária.


Thongloun Sisoulith, o presidente de Laos e chefe da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês), também expressou sua intenção de aprofundar os laços com o BRICS. Ele propôs a criação de um mecanismo que fortaleceria a colaboração entre a ASEAN e os países parceiros de diálogo da organização, incluindo o grupo BRICS.


Na reunião, o presidente da Venezuela Nicolás Maduro pediu a reforma da Organização das Nações Unidas (ONU) e do sistema financeiro global. Ele disse que um novo instrumento de pagamento deve ser criado para promover uma economia inclusiva.


"O BRICS é o centro do nascimento de um novo mundo que se baseia nos fundamentos do humanismo. [...] A Venezuela compartilha os princípios da associação", afirmou Maduro.


A primeira reunião no formato BRICS+/Outreach terminou com um discurso do secretário-geral da ONU António Guterres. Ele destacou diversas áreas prioritárias do trabalho da comunidade global, incluindo o financiamento dos países em desenvolvimento, o combate às mudanças climáticas e a cooperação no campo da tecnologia. Além disso, o secretário-geral concordou com a necessidade de reformar o Conselho de Segurança da ONU.


A cúpula do BRICS teve início no dia 22 de outubro. No primeiro dia, os participantes se reuniram em um almoço informal para os líderes da associação. Em seguida, o Centro de Exposições Kazan Expo sediou as discussões dos representantes dos Estados-membros do BRICS nos grupos restrito e ampliado, após as quais os chefes dos países do BRICS adotaram a declaração final de Kazan.


A cúpula em Kazan, realizada no âmbito da presidência russa do BRICS, foi a primeira vez que os membros da associação se reuniram em uma nova composição. Em 2024, Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia se juntaram ao grupo.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page