top of page
banner niteroi NQQ 780x90px 25 6 25.jpg

Países do BRICS reforçam base de dados científica comum

Moscou sediou a 12ª reunião dos ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação dos países do BRICS. O evento faz parte do calendário da presidência russa na associação. O ministro da Ciência e Ensino Superior da Rússia, Valeri Falkov, cujas declarações foram publicadas no site oficial do ministério, afirmou que o setor de tecnologia está entre as áreas mais dinâmicas e intensivas de cooperação dentro do BRICS.

iStock

Falkov lembrou que os países-membros lançam novos projetos e iniciativas conjuntas anualmente. Este ano, a parte russa propôs desenvolver a cooperação na área de troca de informações sobre publicações científicas.


"Consideramos oportuno discutir abordagens para a formação de uma base de dados científica comum para o BRICS, baseada nos princípios de transparência, abertura e independência", afirmou ele.


Segundo o diplomata, os participantes da reunião apoiaram a iniciativa russa, que foi incorporada à Declaração de Moscou dos ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação do BRICS, adotada no final do encontro.


Falkov convidou pesquisadores dos Estados-membros do grupo a participarem do Congresso de Jovens Cientistas, que será realizado no centro educacional "Sirius", entre 20 e 22 de novembro de 2024. Durante o evento, estão programados o Fórum de Jovens Cientistas e o Concurso de Jovens Inovadores do BRICS.


Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Daniel Almeida Filho, afirmou que a cooperação na área da educação contribui para a resolução de problemas e desafios comuns enfrentados pelos países participantes.


"É importante que todos nós estejamos unidos em nossa determinação de utilizar ciência, tecnologia e inovação para implementar projetos necessários para todos os Estados-membros", afirmou o representante do ministério.


O alto funcionário brasileiro também destacou que o Brasil está trabalhando na preparação de uma agenda científica e educacional para o período da futura presidência do BRICS, que ocorrerá em 2025.


Além disso, os participantes da reunião discutiram o desenvolvimento de novas áreas de cooperação. Em particular, foi tomada a decisão de criar um grupo de trabalho da associação na área de ciências humanas e sociais. Também foi instituído o Dia do Geógrafo do BRICS, que será celebrado em 18 de agosto. Os representantes dos ministérios acordaram o calendário de eventos conjuntos para os anos de 2024-2025.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Comments


banner niteroi NQQ 300x250px 25 6 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page