Países de fora poderão usar plataformas de pagamento BRICS
- Mehane Albuquerque
- 14 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 7 dias
Os países que não fazem parte do BRICS terão acesso às plataformas de pagamento alternativas que estão sendo desenvolvidas dentro do grupo. A declaração foi feita pelo chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, durante uma coletiva de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

"Há várias iniciativas sendo discutidas, inclusive dentro do BRICS, nas quais o Brasil sugeriu a criação de plataformas de pagamento alternativas, e esse trabalho já está em andamento", afirmou Lavrov.
Ele destacou que a participação das moedas nacionais no comércio entre a Rússia e os países da CEI já alcança 85%, com esse número em crescimento. O chanceler russo também mencionou a possibilidade de criar sistemas de pagamento independentes, incluindo o sistema de mensagens financeiras do Banco Central da Rússia como uma das opções.
Anteriormente, a reunião da CEI foi realizada em Almaty, no Cazaquistão, inicialmente em formato restrito, sob a presidência do ministro das Relações Exteriores do Tajiquistão, Sirojiddin Muhriddin, e, posteriormente, continuou em formato ampliado.
"Os tajiques apresentaram as prioridades da sua presidência na CEI neste ano, com ênfase no fortalecimento da segurança regional, expansão da cooperação econômica, desenvolvimento das conexões de transporte e logística, além do aprofundamento dos contatos humanitários e culturais entre os Estados-membros", afirmou Muhriddin.
Ao final da reunião, os ministros aprovaram decisões sobre o Fórum de Voluntários da CEI, além de outros documentos. Também foi discutida a criação do distintivo "Pelo Desenvolvimento do Turismo na CEI".
O secretário-geral da comunidade, Serguei Lebedev, anunciou que a próxima reunião do grupo ocorrerá no dia 9 de outubro, em Dushanbe, Tajiquistão.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments