Paes cai 7 pontos no Rio e Marçal, 2 em SP, após cadeirada
Na primeira pesquisa divulgada após o debate da TV Cultura no último domingo (15), que mostrou a cadeirada de José Luiz Datena (PSDB) no candidato Pablo Marçal (PRTB), dados da Quaest apontam que o cenário de empate triplo segue em São Paulo. Apesar disso, Marçal registrou uma queda de 3 pontos percentuais, ainda dentro da margem de erro, enquanto Guilherme Boulos (Psol) teve alta de 2 pontos e o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tenta a reeleição, permanece estável.
Nunes aparece com 24% das intenções de voto, seguido por Boulos, com 23% (contra 21% no levantamento anterior), e Marçal tem 20% (eram 23%). Na sequência vêm Datena, com 10% (antes eram 8%), Tabata Amaral (PSB), com 7%, e Maria Helena (Novo), com 2%. Os candidatos Bebeto Haddad (DC), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (Unidade Popular) estão com 0%, enquanto Altino Prazeres (PSTU) não pontuou. Indecisos são 5%, e brancos e nulos 8%.
Notícias do Brasil
Cadeirada: ato é reprovável, mas 'Marçal merecia algo parecido', diz fonte de campanha à Sputnik
16 de setembro, 19:56
Já nos cenários de segundo turno, o atual prefeito venceria todos os concorrentes: Boulos (46% a 35%) e Marçal (47% a 27%). Já em uma disputa entre Boulos e Marçal, o candidato do Psol vence com 42%, enquanto o ex-coach tem 36%.
O levantamento foi realizado com 1,2 mil pessoas entre os dias 15 e 17 de setembro e tem nível de confiança de 95%. O protocolo de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é SP-00281/2024 e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Paes tem queda no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o prefeito e candidato à reeleição Eduardo Paes (PSD) segue na liderança isolada, apesar de registrar uma queda de 7 pontos percentuais na comparação com o levantamento anterior, com 57% das intenções de voto. Na sequência vem Alexandre Ramagem (PL), que subiu 5 pontos percentuais e agora aparece com 18%. Tarcísio Motta (Psol) não oscilou e vem em terceiro, com 4%.
Também disputam a eleição Cyro Garcia (PSTU), com 2% da preferência no levantamento, além de Rodrigo Amorim (União Brasil), Marcelo Queiroz (PP) e Carol Sponza (Novo), todos com 1%. Já Juliete Pantoja (UP) tem 0% e brancos e nulos são 10%, enquanto 6% seguem indecisos.
Os resultados mostram que a disputa na capital fluminense pode ser decidida no primeiro turno. A pesquisa Quaest encomendada pela TV Globo entrevistou 1.140 eleitores entre os dias 15 e 17 de setembro, tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada no TSE sob o protocolo RJ-02944/2024, com nível de confiança de 95%.
Fonte: Sputinik Brasil
Comments