'Palco Popular' celebra a força das mulheres negras

O projeto 'Palco Popular”' terá sua segunda edição no dia 31 de julho, domingo, às 17 horas, com entrada gratuita, celebrando o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Trata-se de um show a céu aberto, nos fundos do Teatro Popular Oscar Niemeyer. O intuito do projeto é privilegiar o artista da cultura musical local, com maior interação do público. A realização é da Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e da Fundação de Arte de Niterói (FAN).

Divulgação

A programação deste domingo celebra a diversidade e apoia a presença de mais artistas negras nos setores da cultura com três talentosas mulheres do meio musical. A DJ Kora abre a “festa”, que conta, ainda, com Krika – cantora, rapper e compositora, que lançou recentemente o álbum de estreia ‘Cartas na mesa’. Encerrando a programação, no melhor estilo do soul, a cantora Ella Fernandes – finalista do Concurso Draft Mood Fm.


O evento resgata a ideia do arquiteto Oscar Niemeyer de um palco externo voltado para a praça do povo, aderente à cidade e acessível, misturando e fomentando a cultura local e popular junto ao belíssimo pôr do sol mais bonito de Niterói e que pinta a arquitetura. A escolha do espaço tem como objetivo promover uma maior interação e integração entre o público que passa suas tardes no Caminho Niemeyer e no Teatro Popular.


Sobre o Teatro Popular Oscar Niemeyer


Segunda cidade do mundo com a maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, superada apenas por Brasília, Niterói abriga, em um terreno à beira mar, um complexo arquitetônico de caráter popular com o objetivo de promover a arte e a cultura, com edificações que, juntas com o MAC, formam um caminho ao longo da orla denominado Caminho Niemeyer. Entre os oito equipamentos, um deles é o Teatro Popular Oscar Niemeyer.


Oscar Niemeyer gostava de brincar com os sons em suas obras. O Teatro Popular foi construído em forma de meia-lua, mistura de vidro e concreto. Com capacidade para 460 pessoas, uma obra única, com inúmeros detalhes arquitetônicos, assim é o Teatro Popular. O prédio possui uma forma ondulada na cobertura, que vista de cima, lembra o formato das ondas do mar.


Com uma genial inovação do arquiteto, em uma infraestrutura única de palco, camarins e recursos técnicos, há um palco reversível, que pode ser utilizado por uma platéia interna ou aberto para uma praça, abrigando espetáculos ao ar livre para até 10 mil pessoas. A fachada do prédio exibe cerâmicas com desenhos de Niemeyer, que mostram formas femininas e fazem uma analogia às curvas do próprio teatro.


Serviço

Evento: Palco Popular

Data: 31 de julho, domingo

Horário: 17h

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer

Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói (atrás do Terminal)


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif