top of page

Palestra: A sensualidade dos personagens de Nelson Rodrigues

Quinta-feira (20/10), às 17h, o Solar do Jambeiro receberá o ator, diretor e preparador de elenco Marco Guayba com a palestra “O Véu de Noiva da Serpente – A Sensualidade das Personagens de Nelson Rodrigues”. Os participantes poderão conhecer mais sobre os traços marcantes do modernismo de Nelson Rodrigues, impresso na extrema sensualidade de suas personagens que, comumente expõem impasses éticos enquanto vivenciam uma sexualidade selvagem, bizarra ou mesmo inexplicável.

Divulgação

O véu da noiva, acessório que permeia importantes obras de Nelson Rodrigues, é tradicionalmente considerado um símbolo de pureza e escudo da respeitabilidade da mulher. Também é visto como algo que ao mesmo tempo encobre e revela uma verdade percebida como “sagrada”. A serpente, por seu lado, é uma imagem de transgressão ou violação do código. E de queda no abismo da condição humana. Mas também simboliza o antídoto, o remédio, a sabedoria mais arcaica.


O espanto, as situações moralmente incômodas e a exuberância dos impulsos renegados fazem do teatro do “Anjo Pornográfico”, como o próprio autor dizia de si mesmo, um testemunho do que há de mais estranho — mas ao mesmo tempo desejável — na existência do ser humano. E, de quebra, questionam a sociedade, seus valores e costumes conservadores.


Sobre Marco Guayba:


Ator, preparador de elenco, diretor, ator e Mestre em Letras (UFMG). Deu aulas de teatro no Centro Cultural da Faetec Barreto por seis anos.


Dirigiu os seguintes espetáculos: "Macbeth e Lady Macbeth" (livre adaptação da obra de Shakespeare); "Apocalipse da Cor ou Como Enfiar um Elefante em uma Caixa de Fósforos" (vários autores) e "Medeia de Tal" (livre adaptação da obra de Eurípedes). Atuou nas seguintes peças de teatro: "Jogos de Massacre", de Eugène Ionesco; "Assim é se lhe Parece", de Pirandello e "À Luz do Cabaré" (vários autores).


Publicou três livros de poesia pela Editora Leviatã: "Um Quarto Fora de Ordem"(4 autores), "Opus" e "Um Quarto Fora de Ordem" volume II (4 autores). Fez preparação de elenco para os filmes "Enquanto Faço as Unhas", curta de Cristiano Requião e "Outro Olhar", longa de Cristiano Requião.


O evento é gratuito e a classificação indicativa é de 14 anos.


Serviço


“O Véu de Noiva da Serpente – A Sensualidade das Personagens de Nelson Rodrigues”.

Local: Solar do Jambeiro – Salão Amarelo

Endereço: R. Presidente Domiciano, 195, Ingá – Niterói.

Data: 20/10

Horário: 17h

Classificação indicativa: 14 anos

Entrada gratuita


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN


300x250px.gif
728x90px.gif