Palestra sobre geopolítica contemporânea no Solar do Jambeiro

Na próxima terça-feira (28), será ministrada a palestra 'Entendendo o mundo: As relações de poder na geopolítica contemporânea', no Salão Amarelo do Solar do Jambeiro, com a participação de Guilherme Basto, especialista em relações internacionais, analista urbano internacional e doutor em Planejamento Urbano e Regional ( (IPPUR/UFRJ). A atividade começa às 17h e tem entrada gratuita, com lotação máxima de 40 pessoas, por ordem de chegada.

Guilherme Basto / Divulgação

A palestra é promovida pela Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e Fundação de Arte de Niterói (FAN). Entre os temas, destacam-se: Transições Hegemônicas (Inglaterra/EUA); Acordos de Bretton Woods; Choque do Petróleo; Crises da Dívida e década perdida ; Fim da Guerra Fria; O Século XXI : Neocolonialismo x Integração Latino-Americana ; BRICS e o Novo Bandung; Sustentabilidade na agenda global.


Os conceitos de Ordem Mundial, Sistema Internacional e Transição Hegemônica serão apresentados, situando os marcos históricos e eventos de grande impacto que demarcam a problemática da formação, inserção e consolidação do status soberano do Brasil e da América Latina diante da complexidade das situações de transição pós-colonial e tentativas de reconversão neocoloniais.


As mudanças no sistema internacional a partir da Segunda Guerra mundial direcionam a hegemonia americana no desenho institucional de Bretton Woods. Em 1989, o fim da URSS abre uma nova era, definindo novas formas de exercício do poder global.


Serviço


Evento: Palestra 'Entendendo o mundo: As relações de poder na geopolítica contemporânea'

Local: Solar do Jambeiro

Endereço: R. Presidente Domiciano, 195 - Ingá, Niterói - RJ

Data: 28 de Junho (terça-feira)

Horário: 17 horas

Lotação: 40 pessoas

Ingresso: Entrada franca

Classificação Indicativa: Livre


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif