Pane tira do ar Whatsapp, Facebook e Instagram


(Reprodução)

Os três maiores gigantes de aplicativos, o WhatsApp, o Facebook e o Instagram, começaram apresentar instabilidade no começo da tarde desta segunda-feira (4). Internautas em todo o mundo relataram dificuldade pra acessar os serviços que pertencem ao Facebook. As redes começaram a ser restabelecidas por volta das 19h20. A instabilidade nos aplicativos provocou queda em bolsa e também virou meme.

Às 13h10, o site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, registrava cerca de 40 mil queixas sobre o o aplicativo de mensagens. Para o Instagram, eram cerca de 10 mil e, para o Facebook, 5 mil.

O termo WhatsApp se tornou o primeiro nos Trending Topics do Twitter no Brasil por volta das 12h50.

O Instagram afirmou que a rede social e “seus amigos estão passando por um momento difícil”.

“O Instagram e os amigos estão passando por um momento difícil e você pode estar tendo problemas para usá-los. Tenha paciência conosco, estamos nisso!#instagramdown”, informou.

O Facebook é a maior rede social do mundo; o Instagram é a mais popular plataforma de compartilhamento de imagens; e o WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens via celular preferido dos brasileiros.

Outras plataformas sociais, como o Telegram e o Twitter, apresentaram instabilidades e funcionam de maneira intermitente durante a pane dos três gigantes, com usuários de todo o mundo registrando queixas pelo serviço internacional de monitoramento de servidores e aplicativos Downdetector.

“Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes", disse o Facebook em nota.

Os mercados reagiram rapidamente às falhas sentidas nos aplicativos. O valor do Facebook caiu em 5,29%, a Apple em 2,78%, e o Twitter sentiu o maior corte, com quedas de 6,62% em seu valor de mercado. Do mesmo jeito, a bolsa de valores NASDAQ também sofreu uma queda, no valor de 2,3%. Outros gigantes como a Amazon e a NVIDI também cairam no valor de mercado em 2,85% e 5,04%, respectivamente.

Logo após a instabilidade do WhatsApp, Instagram e Facebook, reclamações sobre operadoras de telefonia e internet também cresceram. O site Downdetector, que reúne queixas sobre serviços, registrou picos para Claro, Vivo, TIM e Oi por volta das 13h30.

A pane gerou muitos memes no Twitter. Confira a seguir.






Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg