Participantes do BRICS Global Media Tour visitam museu-reserva
Os participantes do BRICS Global Media Tour. Russian Edition visitaram o maior museu-reserva dos Urais, o 'Tomskaya Pisanitsa', um complexo único de história e cultura dos povos da Eurásia, localizado no distrito de Yashkinskiy, no distrito de Kemerovskaya, próximo ao vilarejo de Pisanaya. Ele ocupa uma área de 156 hectares.
“A importância do jornalista está se perdendo cada vez mais por causa da facilidade, da comunicação, da internet, da telefonia, e muitos jornalistas às vezes não vão no local. Daí a importância do jornalismo de estar presente, de pisar, de ver, de tocar, de sentir isso tudo que a gente está vivendo para poder passar corretamente com responsabilidade, com ética, com realismo. Daí a importância de fazer essa integração com a TV BRICS com emissoras de rádio, emissoras de TV, nos países onde a união desse bloco é tão importante para o mundo, reune Brasil, China, Rússia, África do Sul e Índia. Então isso é muito importante para que nós, jornalistas de outros países do BRICS, termos a oportunidade de estar aqui”, disse Marcio Campos Dias, Editor-chefe do canal de TV brasileiro Terra Viva.
O foco do museu Tomskaya Pisanitsa são os monumentos antigos de arte rupestre. A principal e mundialmente famosa exposição é uma enorme rocha, densamente coberta com desenhos de povos antigos. Ela se ergue acima da margem direita do rio Tom, por isso os cientistas a chamaram de "Tomskaya Pisanitsa" que significa (desenhos de Tomsk).
Os membros da delegação aprenderam sobre a vida cotidiana das pessoas que originalmente habitavam as terras de Kemerovo e viram cerca de 300 pinturas rupestres, sendo que as mais antigas datam de 4.000 anos atrás.
"É uma experiência única! Aprendemos como as pessoas vivem aqui há séculos. Os desenhos nos contam a história da Sibéria e dessa região em particular, é um retorno ao passado distante. Estamos acostumados a visitar museus da cidade, mas é bem diferente visitar um museu da natureza. Aqui você pode sentir a natureza artesanal em tudo, é o tempo antes da produção pouco desenvolvida", disse Sérgio Marcos Beatriz Chitsembe, membro do conselho e jornalista da TVM de Moçambique.
Luiz Augusto de Freitas Erthal, editor-chefe do jornal brasileiro TODA PALAVRA, também elogiou o museu-reserva:
"Esse é um parque interesantísimo, é um monumento natural dirigido em memória das tradições russas. Isso é uma coisa que merece ser conhecida e preservada”.
Tiro com arco
Os participantes da turnê da mídia praticaram tiro com arco. Zhang Tianxiang, Diretor Geral da China.com, compartilhou sua experiência.
"Eu gostei muito. Foi minha primeira visita à floresta siberiana e minha primeira vez atirando com um arco, e percebi que tipo de força as pessoas daquela época deviam ter, era tão difícil puxar a corda! Acima de tudo, fiquei impressionado com a beleza da natureza ao meu redor: floresta, pássaros, animais. É claro que eu estava imbuído da cultura da Rússia antiga e da natureza, o que é muito energizante. Alguns objetos da vida cotidiana do antigo povo russo realmente me surpreenderam. Até perguntei aos meus colegas se havia a possibilidade de comprar alguns como lembrança. Eu adoraria levá-los comigo para a China", revelou Zhang Tianxiang, Diretor Geral da China.com
Albert Mirirayi Chekayi, diretor de serviços de notícias da ZBC, no Zimbábue, ficou tão inspirado com a viagem que disse que com certeza voltaria à Rússia mais de uma vez.
"Esta é a minha primeira viagem à Rússia e a Kemerovo, mas definitivamente não será a última, gostei muito deste país e desta região! Gostei muito da bebida natural russa, o kvass, que parece dar energia. Também fiquei impressionada com a forma como a história é preservada e protegida aqui. O povo russo é adorável, gentil e nos recebe com muito carinho. Envio fotos para meus amigos e digo a eles: vocês definitivamente deveriam vir para a Rússia", disse Albert Mirirayi Chekayi.
Durgesh Singh Bhadauria, produtor sênior da Asian News International (ANI), uma das maiores agências de notícias da Índia e de todo o sul da Ásia, mencionou que o que viu o impressionou muito.
"Nos mostraram as incríveis rochas, os entalhes nelas foram feitos há vários milênios e estão preservados até hoje. Disseram-nos que as pessoas que viviam aqui naquela época geralmente desciam esses penhascos em vez de subi-los, o que diz muito sobre seu caráter forte. Gostei da atmosfera daqui e tive uma experiência inesquecível", contou.
O exclusivo museu ao ar livre Tomskaya Pisanitsa foi criado de acordo com um decreto do Conselho de Ministros da RSFSR, datado de 16 de fevereiro de 1988. É um monumento mundialmente conhecido da arte primitiva.
A turnê de mídia é organizada pela BRICS-Media Association em cooperação com a TV BRICS com uma bolsa fornecida pela Fundação de Diplomacia Pública Gorchakov. Entre os participantes do BRICS Global Media Tour. Russian Edition estão os principais gerentes de empresas de mídia, parceiros da rede TV BRICS do Brasil, Índia, China, África do Sul, Zimbábue e Moçambique, representando diferentes tipos de mídia: estações de TV públicas e privadas, rádio, agências de notícias de níveis nacional e regional.
Fonte: TV BRICS
Comments