Pastor Milton Ribeiro é o novo ministro da Educação

Milton Ribeiro, pastor da Igreja Presbiteriana, com doutorado em Educação anotado no currículo, foi escolhido nesta sexta-feira (10) pelo presidente Jair Bolsonaro, após semanas de indefinição, para assumir o Ministério da Educação. Ribeiro é integrante da Comissão de Ética Pública vinculada à Presidência da República, cuja função é investigar ministros e servidores do governo. Para assumir o MEC ele terá de deixar o cargo.
Em seu perfil no Facebook, depois de a CNN Brasil ter informado o nome do novo ministro, Bolsonaro anunciou a indicação de Milton Ribeiro para a pasta.
“Indiquei o Professor Milton Ribeiro para ser o titular do Ministério da Educação”, escreveu. O presidente afirmou ainda que Ribeiro é “doutor em Educação pela USP, mestre em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduado em Direito e Teologia”, relatou Bolsonaro, sem se referir a Ribeiro como pastor.
Milton Ribeiro vai substituir Carlos Alberto Dacotelli, que perdeu o cargo sem tomar posse por causa de inconsistências e informações fraudadas em seu currículo. O evangélico, por sua vez, traz no currículo, segundo a plataforma Lattes atualizada em abril, que é graduado em Teologia e Direito, fez mestrado em Direito e doutorado em Educação, além de ser membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie, mantenedora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e atualmente diretor administrativo da Luz para o Caminho, instituição que produz mídias ligadas à Igreja Presbiteriana do Brasil.
Segundo o jornal O Globo, a indicação de Milton Ribeiro para o MEC partiu do secretário-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira.