PDT assume a vice-presidência da COPPAL
- há 1 hora
- 2 min de leitura

Durante a XLIII Reunião Plenária da COPPPAL (Conferência Permanente de Partidos Políticos de América Latina e do Caribe), realizada na Cidade do México, o cientista político e integrante da Direção Nacional do PDT, Everton Gomes, foi eleito Vice-Presidente da entidade. Na mesma ocasião, o Senador Alejandro Moreno (PRI/México) foi reeleito presidente do bloco, que reúne forças democráticas e progressistas de todo o continente.
A retomada do protagonismo do PDT na COPPPAL integra a estratégia de internacionalização e cooperação global liderada pelo presidente nacional do partido e ex-ministro, Carlos Lupi. A iniciativa honra o legado do fundador Leonel Brizola, que historicamente utilizou o fórum como pilar de defesa da soberania, do nacionalismo e da integração regional. O fortalecimento dessa base teórica também se reflete localmente, já que Everton voltou a dirigir a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) no Estado do Rio de Janeiro.

Trajetória e Atuação Estratégica
Everton Gomes possui longa experiência em articulação internacional, tendo integrado a Juventude Socialista (JS) e o Comitê Americano da IUSY. Liderou comitivas no Foro de São Paulo, na Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) e no Encontro Mundial da Juventude Trabalhadora, além de ter sido indicado recentemente para uma comissão na Internacional Socialista e passado a integrar o conselho da Fundação Gustavo Carvajal.
Na plenária, Everton foi um dos palestrantes principais do painel sobre os “Desafios da Governabilidade Democrática”, onde associou a estabilidade institucional à justiça social e ao fortalecimento dos partidos políticos da esquerda latino-americana.
“Não há governabilidade plena sem a garantia de direitos, emprego digno e renda. O fortalecimento dos partidos progressistas e o diálogo soberano são as únicas ferramentas capazes de blindar as nossas democracias frente ao extremismo”, afirmou.
Missão Eleitoral no Brasil
Como desdobramento prático do encontro, o Observatório Internacional Eleitoral da COPPPAL — onde Everton já atuava ativamente — confirmou o envio de uma delegação oficial ao Brasil para acompanhar de perto as eleições diretas em outubro, reforçando o apoio internacional à transparência e à segurança do processo democrático brasileiro.
Fonte: PDT





