PDT confirma vice-prefeita de Salvador como vice de Ciro


(Reprodução)

O candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, escolheu Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador, como sua vice na disputa pela cadeira no Palácio do Planalto. O nome da candidata foi confirmado durante uma reunião da Executiva do partido na manhã desta sexta-feira (5).

"Com grande experiência na gestão pública, ela [Ana Paula] contribuirá com a coordenação do plano de governo e terá papel fundamental na defesa do Projeto Nacional de Desenvolvimento. [...] Nascida em Salvador, tem atuação forte na área social e de combate à pobreza, compreendendo a importância da luta para acabar com a miséria no Brasil. Negra, tem lutado contra o racismo e defendido políticas afirmativas. Eleita, será a primeira mulher negra a ocupar o cargo no Brasil", diz a nota do partido ao anunciar a candidata à vice-presidência.

O nome de Ana Paula era defendido por uma ala da sigla por ela ser a única mulher negra cotada para a vaga, o que traria mais representatividade à chapa.

Ao mesmo tempo, a opção pela vice-prefeita pode abrir um canal de diálogo com o ex-governador Antonio Carlos Magalhães Neto (União), que vem se mantendo equidistante dos presidenciáveis. Ele foi um dos principais cabos eleitorais de Bruno Reis, prefeito de Salvador, e cabeça da chapa formada com Ana Paula.

Ana Paula, de 44 anos, é servidora concursada da Petrobras e já foi secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador e secretária de Governo da capital baiana. Em 2020, foi eleita vice-prefeita na chapa com Bruno Reis.

Ela também é professora, formada em Administração de Empresas pela Universidade Salvador (1998) e em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2001). Além disso, é pós-graduada em Finanças Corporativas pela Unifacs (2000) e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2002).

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif