PDT entra com notícia-crime contra ministro da Defesa


(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O PDT entrou com uma notícia-crime junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo que o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, seja investigado por denunciação caluniosa. Na quinta-feira a Defesa e as Forças Armadas entraram com uma ação contra o pré-candidato do partido à Presidência, Ciro Gomes, alegando declarações irresponsáveis do presidenciável durante uma entrevista à rádio CBN, em que dizia que diante da destreza com que um tipo de estado paralelo atua na Amazônia, é impossível não imaginar que integrantes das forças de segurança possam estar sendo coniventes com o crime na região.

O PDT sustenta que a acusação contra Ciro é uma tentativa de silenciar a reflexão necessária sobre a atuação do Estado – principalmente do atual Governo brasileiro – na região amazônica.

“O Senhor Ciro Gomes fala, na entrevista, sobre o abandono administrativo do país e as estruturas precárias de controle e fiscalização na Amazônia, destacando que a omissão estatal transformou a região em uma “holding do crime”. Ao responder pergunta específica direcionada por uma das jornalistas, o pré-candidato exerceu seu direito de expressão e não provocou quaisquer ataques à democracia, ao revés do noticiado pela Nota Oficial veiculada pelo Ministério da Defesa”, afirma a ação.

De acordo com o documento enviado à PGR pelo PDT, a acusação feita contra Ciro é uma tentativa direta de interferência em sua pré-candidatura, além de atingir suas liberdades individual e de expressão.

“Na hipótese vertente, a nota oficial propagada e a notícia-crime apresentada são revestidos de acusações de cunho político e acintes diretos à democracia e às liberdades individuais constitucionais do Senhor Ciro Gomes, no que é evidenciado o dolo específico do Representado em atingir de forma assaz intensa a pretensa candidatura do Senhor Ciro Gomes”, alerta a notícia-crime.

O PDT pede a investigação do cometimento de crime denunciação caluniosa, tipificado no Artigo 339 do Código Penal.


Leia a íntegra da notícia-crime abaixo.

NOTICIA-CRIME.MIN DEFESA.docx

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif