Peça “Todas as Marias” visita a Escola Municipal Santos Dumont
Alunos da Escola Municipal Santos Dumont assistiram, na manhã desta terça-feira (27/11), a peça “Todas as Marias”. O espetáculo encerrou o Programa Guardiãs Maria da Penha, uma parceria da Secretaria de Educação, da Mulher e da Guarda Municipal de Niterói na escola Santos Dumont. A apresentação da peça se insere na programação da Secretaria Municipal de Educação na campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres", que está sendo promovida pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal da Mulher.
Protagonizado pela jovem atriz niteroiense, Marina Malfacini, de 17 anos, o monólogo conta a história de uma adolescente que se envolve num relacionamento amoroso e não percebe as diversas formas de violência a que é submetida no cotidiano familiar.
“É importante conversar com os alunos, no ambiente da escola, sobre um tema tão delicado e sensível. Através desse projeto, queremos conversar com eles sobre o que significa ser homem e ser mulher em uma sociedade como a nossa. Esse projeto começou na Escola Municipal Portugal Neves e será levado para outras unidades que integram a Rede Municipal de Niterói”, subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke.
A campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres" é uma iniciativa que integra o calendário internacional de combate à violência de gênero.
“As atividades que integram a campanha tem o objetivo de contribuir para uma reflexão coletiva da sociedade envolvendo cidadãos, governo, movimentos sociais, instituições, construindo uma agenda de atividades abordando a temática da violência contra as meninas e mulheres. “As campanhas são fundamentais, são marcos importantes que provocam uma sensibilização pela busca de informação e a reflexão necessária para uma mudança de postura das mulheres e também dos homens, com vistas à promoção da igualdade de gênero e fim das violências”, ressaltou a coordenadora de Políticas de Gênero na Educação, Fernanda Sixel.
“É importante conversar com a garotada sobre questões como o feminicídio e outras formas de violência contra a mulher, já que nessa idade eles estão começando a se relacionar com outras pessoas. A peça aborda todas as fases de um relacionamento amoroso e ajuda a prevenir, refletir e como agir nesses momentos, usando uma linguagem sensível e direta através do teatro”, afirmou a atriz Marina Malfacini.
As alunas Ellen Pereira, do 8º ano, e Letícia Mendes, do 9º ano, gostaram da peça e falaram da importância de se debater a temática, a fim de combater as diversas formas de violência contra a mulher.
“A peça mostrou coisas que a gente já conhece, mas nem sempre sabe como reagir. São diversos momentos de uma relação onde a personagem sofre todo o tipo de violência, agressão e como isso vai crescendo e se torna insuportável para a mulher”, disse a aluna do 8º ano, Ellen Pereira.
“Eu nunca passei por uma situação de violência como essa, mas já vi amigas sofrendo bullying, apanhando de ‘brincadeirinha’ e ouvindo comentários preconceituosos. A peça é uma alerta para que nós, mulheres, tenhamos cuidado com quem andamos ou nos relacionamos”, falou a aluna do 9º ano, Letícia Mendes.
A programação da Campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres" em Niterói inclui palestras, rodas de conversa, exposições, eventos culturais e oficinas educativas. A organização ocorre em parceria com coletivos femininos, movimentos sociais e instituições públicas e privadas. A proposta é criar espaços de diálogo e conscientização, ampliando o alcance da campanha para mulheres de diferentes contextos e realidades.
Confira:
Evento: Devolutiva da Coordenação de Políticas de Gênero da FME. Palestra: Para além das violências, direitos sexuais com a sexóloga Priscilla Thielle
Dia 29/11/2024
Hora: 14h
Local: Auditório Darcy Ribeiro (Secretaria Municipal de Educação) – Rua São Pedro, 108, Centro
Evento: Café com a vizinhança
Data: 29/11/2024
Hora: 09h
Local: Centro de Convivência e Cultura D Ivone Lara - Rua Carlos Maximiano, 61 - São Lourenço
Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT - CLIN 2024)
Data: 29/11
Hora: 13h
Local: Rua Indígena, 72 São Lourenço - Niterói
Evento que reúne o empreendedorismo feminino local. Espaço para criatividade, network e conexões entre mulheres
Data: 29/11
Hora: 13h
Local: SPAZZO Piratininga
Educadora financeira e contadora de ong
Data: 30/11
Hora: 19h
Local: On-line - teams
Exibição de um Curta sobre Violência doméstica contra a mulher
Data: 02/12
Hora: 15h
Local: On line
Escuta e Ação: Por um basta a violência contra a mulher
Data: 04/12
Hora: 10h10
Local: E. M. Paulo Freire, Fonseca, Niterói
Uma tarde para cuidar de quem cuida
Data: 05/12
Hora: 14h
Local: CEAM (Rua Cônsul Francisco Cruz, 49, Centro, Niterói)
Serviços: Massoterapia, manicure, cabelo, limpeza de pele e trancista.
Roda de conversa com duração de 1h30 com participação do público
Público alvo: famílias, mães e pais, advogados, psicólogos, assistentes sociais e qualquer pessoa a quem interessar o tema.
Data: 09/12
Hora: 9h30
Local: Espaço Empreender
Quebrando o Silêncio: A Violência contra a Mulher e os Ciclos de Abuso
Data:10/12
Hora:18h
Local: Sala Carlos Couto
Em ação - Encontro com roda de conversa sobre identificação da violência doméstica, orientação jurídica para trazer clareza na identificação da violência sofrida e as medidas a serem tomadas. Contamos com parcerias de Advogadas, psicólogas, psicanalista, médicas e acolhedoras
Data: 12/12
Hora: 15h
Local: Sala de reunião Espaço Empreender.
Violência invisível: O impacto do abuso psicológico na mulher
Data: 14/12
Hora: 10h
Local: Casa do projeto social educar localizada no Largo da Batalha
Qualificação profissional e resgate da auto estima das mulheres em situação de vulnerabilidade e violência.
Data:15/12
Hora:12h
Local: Campo de São Bento
Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Comments