top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Peça 'Escória' em curta temporada no Teatro Popular

O espetáculo teatral 'Escória' estará em curta temporada no Teatro Popular Oscar Niemeyer, nos dias 22, 23 e 24 de julho. Inspirada no universo literário de Jean Genet e nas pesquisas feitas a partir de fatos reais contemporâneos, a peça é um alerta social, um grito de socorro externado, por meio da arte. A direção é de Marcello Caridade. No elenco, Marcos Quintanilha, Rafael Fiuzza, Victor Damianni e Diego Reishoffer. A realização é da MC Produções, com apoio da Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e da Fundação de Arte de Niterói (FAN).

Divulgação

'Escória', o nome da peça, é um termo pejorativo usado para se referir à camada socialmente desfavorecida da sociedade. Em suma, consiste nas pessoas consideradas desprezíveis, inferiores e irrelevantes dentro de um grupo social. O espetáculo se apresenta como uma jaula, onde homens são observados como animais; colocados em julgamento pelos seus atos criminosos. Ali, naquele mísero cubículo, seus atos violentos são destrinchados, revirados e apontados através de lembranças e atitudes que se escondem atrás de um estereótipo genuinamente másculo.


A sinopse explica que três presos por crimes contra a comunidade LGBTQIA+ estão trancados na mesma cela. Cigano matou “uma mulher” e aguarda julgamento, certo de sua condenação perpétua. Os outros dois são condenados por roubo e golpes de extorsão, crimes menores. Um tem uma fixação doentia em Cigano.


O outro também, mas secretamente, e ele odeia seu rival, assim como ele finge odiar Cigano e preferir seu rival. Na verdade, sua dor os fecha na solidão e em um infortúnio imenso que lhes confere uma certa dignidade. Seus atos ilícitos e criminosos são passados a limpo, como um fetiche voluptuoso em forma de tortura. Um ainda em conflito com o outro, em particular sobre a mulher de Cigano que ambos cobiçam, acaba estrangulando o rival, a fim de se juntar a Cigano em sua solidão e seu infortúnio.


Um espetáculo construído a partir de processos de pesquisa cênica e psicológica, experimentos de ensaios físicos, onde em cena destaca-se a virtuose dos atores; cenas de plasticidade coreográfica, com momentos de erotismo e violentos enfretamentos entre os atores, sem perderem a poesia do teatro.


Sobre a Cia de Teatro


Também conhecida como Cia de Repertório de Teatro Musical, a MC Produções, dirigida pelo consagrado ator Marcello Caridade, foi criada no ano 2000. Em seus primeiros anos de existência produziu trabalhos direcionados ao publico infanto-juvenil. Em seguida, começou a desenvolver espetáculos para todas as idades.


Marcello Caridade atuou oito anos ao lado de Chico Anysio em programas humorísticos da Rede Globo, como Chico Anysio Show, Escolinha do Professor Raimundo e Chico Total. Participou de séries como Os Suburbanos e Verdades Secretas, entre outras, e da novela Deus Salve o Rei.


No teatro, atuou em Orlando Silva, o Cantor das Multidões, além de dirigir diversas peças infantis e voltadas para o público adulto, ao longo de mais de 30 anos de carreira. Niteroiense, Marcello Caridade ainda mora na cidade e em breve estará nas telonas, no elenco do longa-metragem “Os Suburbanos – O Filme”.


Serviço


Evento: Espetáculo teatral “Escória”

Datas e Horários: 22, 23 e 24 de julho. Sexta e sábado, às 20h. Domingo às 19h

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer

Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói – RJ - Tel.: (21) 2719-9900

Duração: 1h15min

Ingresso: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia)

Site de vendas: www.sympla.com

Classificação: 18 anos


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page