top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Peixes apreendidos pelo Inea são doados para comunidades de Niterói

Atualizado: 18 de abr.


Quase meia tonelada de pescados, entre os quais, uma raia viola brasileira (Pseudobatos horkelii) - espécie ameaçada de extinção - foi apreendida na Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (Resex Itaipu), em Niterói, durante uma operação deflagrada na terça-feira (15/4) pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com o objetivo de combater a pesca predatória.

Inea
Inea

A ação foi deflagrada após a equipe da Resex Itaipu constatar, durante um monitoramento terrestre, que duas embarcações praticavam a pesca predatória na Praia de Itacoatiara, em área da unidade de conservação, o que é proibido de acordo com a Resolução Inea nª 186/2019.


Os barcos utilizavam uma rede com 400 metros de comprimento para cercar um trecho do mar, capturando todo tipo de peixe, inclusive espécies ameaçadas de extinção. Os peixes capturados seriam comercializados, uma vez que há um expressivo aumento de consumo de pescados na Sexta-Feira Santa. A ação contou com o apoio da Polícia Federal.


"A atuação firme do Estado no combate à pesca predatória é fundamental para proteger nosso meio ambiente e preservar espécies ameaçadas. Conseguimos transformar uma ação de fiscalização em solidariedade, com a doação dos pescados a famílias de Niterói. Essas famílias terão uma Semana Santa com a mesa cheia de alimentos. Vamos seguir fortalecendo a fiscalização e garantindo que nossas riquezas naturais sejam respeitadas e preservadas para as futuras gerações"- declarou o governador Cláudio Castro.

Inea
Inea

Com apoio da Polícia Federal, os técnicos da pasta ambiental percorreram a praia e conseguiram alcançar uma das embarcações onde flagraram o delito. O outro barco conseguiu escapar. O proprietário da embarcação foi detido e conduzido para a Delegacia da Polícia Federal de Niterói onde prestou esclarecimentos e foi liberado após pagamento de fiança. Ele foi autuado pelo Inea por praticar a pesca predatória, conforme preconiza a Lei Estadual 3.467/2000. A multa pode chegar a R$ 100 mil, com acréscimo de R$ 10,00 por quilo do produto da pescaria.


Peixes foram doados para comunidades de Niterói


Os pescados foram prontamente avaliados por um médico veterinário da equipe. Em seguida, metade foi doada para a comunidade do Preventório, em Niterói, e a outra metade foi destinada à comunidade do Rato Molhado, em Itaipu, beneficiando um total de cerca de cem pessoas.


"Com a intensificação das nossas fiscalizações, por terra e por mar, conseguimos flagrar o delito, apreender os pescados e autuar o infrator ambiental. O apoio de parceiros tem sido fundamental para ajudar na otimização das nossas operações. O trabalho de fiscalização ambiental das nossas equipes é contínuo e permanente" – destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.


As operações prosseguirão durante os feriados da Semana Santa, Tiradentes e São Jorge com o objetivo de combater crimes ambientais e visando o ordenamento da visitação.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page