top of page
banner multivacinacao niteroi idoso 780x90px 9 8 24.jpg

Pelé, CBF e Real se solidarizam com Vini Jr após ofensa racista


Não falta solidariedade a Vinícius Junior desde que ele foi alvo de racismo na quinta-feira (15) em um programa de televisão da Espanha, sendo comparado a um "macaco" ao longo de um comentário sobre suas comemorações de gols no Campeonato Espanhol. Desde o início desta sexta-feira (16), jogadores, como Neymar e Lucas Paquetá, e entidades, como a CBF, além de Pelé, têm se manifestado em defesa do atacante do Real Madri e da Seleção Brasileira e repudiado comportamentos racistas. Uma hashtag #BailaViniJr foi criada para defender o jogador.


A CBF fez questão de postar um vídeo de Lucas Paquetá, Vini Jr e Neymar dançando, para exaltar as comemorações bem-humoradas do jogador e demonstrar sua solidariedade: "Vai ter dança, drible, mas, acima de tudo, respeito. Na noite desta quinta-feira (15), nosso atleta @vinijr foi alvo de declarações racistas. A CBF se solidariza e reforça #BailaViniJr.", escreveu a entidade na publicação.


No programa televisivo, Pedro Bravo, presidente da Associação dos Empresários de Atletas da Espanha, afirmou para o jogador: "Quando você faz um gol, se quiser sambar, que vá a um sambódromo no Brasil. Aqui (na Espanha) o que se tem de fazer é respeitar seus companheiros de profissão e deixar de fazer macaquice."

Pelé postou uma foto de Vini Jr e uma declaração de apoio ao craque brasileiro e contra o racismo: "O futebol é alegria. É uma dança. É uma verdadeira festa. Apesar de que o racismo ainda exista, não permitiremos que isso nos impeça de continuar sorrindo. E nós continuaremos combatendo o racismo desta forma: lutando pelo nosso direito de sermos felizes. #BailaViniJr."



Neymar, Lucas Paquetá e Bruno Guimarães, entre outros, também foram às redes sociais para se solidarizarem com o companheiro de seleção após a ofensa.


O Real Madrid prometeu apoio ao atacante e colocou seus advogados à disposição para qualquer ação necessária no campo jurídico.


"O Real Madrid repudia todo tipo de expressões e comportamentos racistas e xenófobos no âmbito do futebol, do esporte e da vida em geral, como os lamentáveis e infelizes comentários feitos nas últimas horas contra o nosso jogador Vinícius Júnior", escreveu o clube espanhol em seu comunicado.


"O Real Madrid quer mostrar todo o seu carinho e apoio a Vinícius Júnior, um jogador que entende o futebol como uma atitude perante a vida baseada na alegria, respeito e esportividade. O futebol, que é o esporte mais global que existe, deve ser um exemplo de valores e convivência. O clube instruiu seus serviços jurídicos a tomar medidas legais contra qualquer pessoa que use expressões racistas contra nossos jogadores", finalizou., diante da repercussão do ocorrido, Pedro Bravo tentou explicar o uso da expressão "Hacer el mono" ("fazer papel de macaco", em português) e pediu desculpas. "Quero esclarecer que a expressão "fazer papel de macaco" que usei mal para descrever a dança de comemoração do gol de Vinicius foi feita metaforicamente ('fazer coisas estúpidas'). Como minha intenção não era ofender ninguém, peço sinceras desculpas. Sinto muito", escreveu.

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner multivacinacao niteroi idoso 300x250px 9 8 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page