top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Pendotiba ganha Unidade de Conservação, a 11ª na cidade

O prefeito de Niterói, Axel Grael, anunciou neste sábado (28/9) a criação da 11ª Unidade de Conservação (UC) do município. O novo Parque Natural Municipal de Pendotiba terá área de 87 hectares, formada por dois importantes fragmentos de Mata Atlântica nos bairros Sapê e Matapaca. A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) de Niterói finalizou o estudo técnico, que será disponibilizado ao público a partir da próxima segunda-feira (30/9).

Foto: Bruno Eduardo Alves / Prefeitura de Niterói

Para Axel Grael, a área funciona como um elo entre o Parque Estadual da Serra da Tiririca e a Área de Proteção Ambiental Morros da Guanabara, fortalecendo a conectividade ambiental e a preservação da biodiversidade em Niterói.


“Há anos atrás queriam transformar este local em área para moradia, mas essa não é a vocação dessa área. A vocação é de fato para proteção. Nós estamos fazendo a pavimentação da Estrada da Fazendinha, que corta essas duas áreas que estão sendo protegidas agora. São investimentos importantes que virão juntos com o planejamento de proteção dessas áreas. Agora, temos uma ferramenta para definir como será o uso dessa área, a gestão que terá e as atividades econômicas que poderão ser desenvolvidas nessa nova unidade de conservação”, explica o prefeito.

Divulgação / Blog do Axel

A criação do parque segue diretrizes do Plano Diretor de Niterói (Lei Municipal nº 3385/2019) e do Plano Municipal para Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), que tem o objetivo de proteger diversas espécies da fauna e flora, incluindo sete vegetais ameaçadas de extinção.


O novo parque será destinado ao ecoturismo, educação ambiental e pesquisas científicas. No entanto, a visitação pública só será permitida após a conclusão de etapas posteriores a participação da comunidade sobre essas atividades.

Divulgação / Blog do Axel

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson, destaca como fundamental a participação popular no processo de implementação do Parque Natural de Pendotiba. Uma consulta pública está marcada para o dia 16 de outubro, permitindo que os moradores contribuam com sugestões e acompanhem os próximos passos. A SMARHS reafirma seu compromisso com a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da cidade.


“Com a criação do Parque Natural Municipal de Pendotiba, Niterói amplia suas áreas protegidas, consolidando-se como uma referência na conservação da Mata Atlântica e na promoção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade”, afirma Rafael Robertson.

Σχόλια


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page