top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Peró e Prainha estão entre as 10 melhores praias na AL

As praias do Peró, em Cabo Frio, e a Prainha, no Rio estão entre as dez melhores praias da América Latina. Na lista também estão as praias de Nossa Senhora de Guadelupe e do Sargi, na Bahia. As dez praias estão entre as 50 avaliadas por uma rede de 300 especialistas em praias latino-americanas. A pré-avaliação foi feita por 25 membros da Rede Proplayas, que trabalharam durante meses para determinar quais são as melhores praias da América Latina. O resultado foi divulgado no Canadá nesta quinta-feira, Dia Mundial dos Oceanos.

Foto: Rodrigo Bittencourt / Divulgação

Das quatro escolhidas no Brasil, três têm a Bandeira Azul – certificado internacional de qualidade ambiental. Só a praia do Sargi não tem o selo. A Proplayas, presente em 17 países, é a maior rede latino-americana de gestão e certificação de praias. A escolha se baseia em métodos científicos que envolvem a qualidade da paisagem, infraestrutura, acessibilidade, qualidade da água e turismo sustentável.


O trabalho de pesquisa foi coordenado pela pesquisadora brasileira Elaine Oliveira, que fez mestrado em Portugal e na Colômbia. Para o pesquisador colombiano Camilo Botero, ex-coordenador da Rede Proplayas por nove anos, "esta será a primeira vez que turistas e gestores poderão saber quais são as melhores praias do continente, não só por suas belas paisagismo, mas também pela sua qualidade, ambiente, segurança e proteção do ecossistema”.


"O objetivo deste ranking, que será divulgado anualmente no Dia Mundial dos Oceanos, é sensibilizar para a importância de ir a destinos que protegem as praias como ecossistemas, em vez de promover um turismo massificado e egocêntrico que está a destruir as melhores praias", explicou Botero.


Ex-coordenadora do projeto Bandeira Azul na Praia do Peró, a espanhola Paloma Arias destaca a importância da pesquisa para o meio ambiente e o turismo:

"Este ranking comprova o acerto dos municípios brasileiros que apostaram no selo Bandeira Azul. São praias ordenadas, com suas águas monitoradas cada 20 dias, com a supervisão da coordenação nacional do projeto Bandeira Azul. No caso do Peró, é resultado é resultado de trabalho da comunidade e da prefeitura. Eu já não estou como coordenadora local, mas fico feliz que o trabalho destes sete anos tenha um resultado assim – comemorou Paloma Arias.


Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Sol (Condetur), Marco Navega também festejou o resultado:


"Importantíssimo para o turismo sustentável não somente no Peró como também em outros municípios do Rio que já possuem ou estão em busca de praias certificadas com a Bandeira Azul".

Reprodução

Bandeira Azul tem nova coordenadora no Peró


Bióloga com atuação na área de educação ambiental e funcionária concursada da Prefeitura de Cabo Frio, Luiza Uber é a nova coordenadora do projeto Bandeira Azul na praia do Peró. Ela foi apresentada nesta quarta-feira durante o programa Carlos Cunha Turismo, na Nossa Rádio FM 102.5. Luiza foi a primeira colocada no concurso público da Prefeitura para seleção de biólogos.


Durante o programa, respondendo à pergunta de ouvinte, a nova coordenadora prometeu procurar o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) buscando parcerias para aumentar a fiscalização ambiental nas áreas do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) e Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil, áreas de conservação onde está a Praia do Peró ao longo dos seus 7,2 kms de extensão.


Moradores e ambientalistas queixam-se da ausência da fiscalização ambiental dos guarda-parques do INEA ao longo da Praia do Peró.

Luiza Uber / Divulgação

A nova coordenadora e a secretária adjunta de Meio Ambiente de Cabo Frio, Aline Silvério, reafirmaram no programa a proibição de cães, motos, cavalos e triciclos na areia da praia. Aline explicou que se trata de uma proibição prevista em lei estadual e que vale para todas as praias, não somente as certificadas com a Bandeira Azul:


"O tráfego de motos, quadriciclos e outros veículos e animais pesados causam a compactação do solo, prejudicando a biota" – explicou a Luiza Uber.


A nova coordenadora foi convidada para participar da reunião dos Amigos do Peró nesta sexta-feira, às 10 horas, na Sorveteria da Praia. Eles vão conhecer as mudanças na coordenação e discutir outros assuntos, entre os quais a precariedade dos acesos ao Peró, inclusive a falta de sinalização, o abandono da Praça do Moinho e questão do saneamento básico.


O secretário de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia, Mário Flávio Moreira, que também é Amigo do Peró, também participou do programa e anunciou que foi aprovada a fase piloto da Bandeira Azul para a praia de Pedras de Sapiatiba. Aline Silvério disse que, em breve, as praias do Pontal do Peró e do Foguete, em Cabo Frio, poderão ter suas candidaturas à Bandeira Azul apresentadas à coordenação nacional do projeto.

Ex-secretário de Turismo de Cabo Frio e representante regional da Secretaria estadual de Turismo, Carlos Cunha, que comandou o programa, destacou a importância da Bandeira Azul para os destinos turísticos, mas fez um alerta:


"A Bandeira Azul trouxe melhorias, divulgação e progresso para o Peró, foi um avanço, sem dúvidas. Mas o certificado internacional não basta para atrair e manter o turista. É preciso oferecer infraestrutura de qualidade em toda a cidade, sobretudo nos acessos aos destinos. Caso contrário, o bom turista não volta.


Na enquete feita durante o programa, 81% das pessoas votaram a favor da Bandeira Azul para melhorar a sustentabilidade e a qualidade do turismo nas praias".


コメント


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page