Personalidades do samba recebem Medalha Cultural Alcione
A quadra da Estação Primeira de Mangueira foi palco de uma grande festa para comemorar os 75 anos da cantora Alcione. Em homenagem à Marrom, que é um dos símbolos do samba, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, entregou a Medalha de Mérito Cultural Alcione nesta segunda-feira (21/11). A primeira edição do evento premiou dez categorias do samba.

Emocionada, a cantora Alcione agradeceu a homenagem.
"Estou muito feliz e grata. Quero muito agradecer ao governador Cláudio Castro pela honra desta homenagem. Obrigada por este momento, aqui na Mangueira, no meio do meu povo", disse a aniversariante da noite.
Ao som de samba e da bateria da Mangueira e da Mangueira do Amanhã, que deram o tom da festa, a programação contou ainda com homenagens pelo Mês da Consciência Negra. A Medalha de Mérito Cultural Alcione é a primeira premiação em território fluminense voltada exclusivamente para o segmento.
Foram premiados artistas renomados, como Diogo Nogueira, Moacyr Luz, Marina Íris, Samara Líbano e Arlindinho, que ganhou como revelação. A categoria "produção cultural" também recebeu medalha, com um projeto de destaque em âmbito estadual e dentro da própria comunidade da Mangueira.
"Nada melhor do que valorizar algo tão cultural e que representa tão bem a nossa identidade e as nossas tradições. Queremos utilizar esse espaço para reconhecer a importância dos artistas, cantores, compositores, músicos e produtores culturais", ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Categorias e os ganhadores:
- Sambista: Nei Lopes
- Revelação: Arlindinho Cruz
- Cantora: Marina Íris
- Cantor: Diogo Nogueira
- Compositor: Moacyr Luz
- Músico: Paulão 07 Cordas
- Musicista: Samara Líbano
- Produtor cultural: Wanderson Luna
- Projeto destaque 2022: Terreiro de Crioulo
- Melhor Projeto de Território: Museu do Samba
Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro