top of page

Pesquisa Ipec: Lula tem 51% e Bolsonaro, 42%

Atualizado: 11 de out. de 2022


(Foto: Ricardo Stuckert)

Nova pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (10) mostra o ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) na liderança com 51% das intenções de voto no segundo turno. Já o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) aparece com 42%. Indecisos somam 2% e brancos e nulos, 5%. Nos votos totais, Lula manteve o mesmo resultado da pesquisa Ipec anterior, enquanto Bolsonaro caiu um ponto percentual.


Considerando apenas os votos válidos - sem contar brancos e nulos e indecisos -, Lula seria eleito com 55% contra 45% de Bolsonaro.


O levantamento aponta ainda que 48% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, enquanto a rejeição a Lula é de 42%.


Ainda segundo a pesquisa, 94% dos eleitores dizem estar totalmente decididos em quem vão votar para presidente, enquanto 6% dizem que ainda podem mudar de opinião.


Entre os eleitores de Lula, 93% afirmam ter tomado a decisão em definitivo, 7% dizem que podem mudar e 1% não sabe ou não respondeu.


Entre os eleitores de Bolsonaro, 95% dizem que a decisão é definitiva, e 5% afirmam que ainda podem mudar.


Outro dado da pesquisa se refere à aprovação ou reprovação do governo Bolsonaro, que teve 41% de avaliação de ruim ou péssimo. Já 38% avaliam como ótimo ou bom e 10% como regular.


Lula ganha 1 ponto no Nordeste

A pesquisa aponta que Lula ganhou 1 ponto percentual no Nordeste em relação ao levantamento anterior, e chegou a 70% das intenções de voto entre os nordestinos. Bolsonaro manteve os mesmos 26% na região.


Lula também manteve a vantagem na região Sudeste, e ainda avançou 1 ponto percentual, chegando a 48%. Bolsonaro perdeu 1 ponto e está com 44%.


Nas regiões Norte e Centro-Oeste, juntas, mesmo perdendo 1 ponto percentual, Bolsonaro manteve a vantagem, agora com 52%. Lula também perdeu 1 ponto e está com 42%.


No Sul, Bolsonaro cresceu 2 pontos percentuais e ampliou a vantagem chegando a 56%. Lula manteve os 37% da pesquisa anterior.


A nova pesquisa do instituto, que foi fundado por ex-executivos do Ibope, foi contratada pela TV Globo. Foram ouvidas presencialmente, 2 mil pessoas em todo o país, entre os dias 8 e 10 de outubro, em 130 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O registro no TSE é BR-02853/2022.

300x250px.gif
728x90px.gif