Pesquisa Quaest: vantagem de Lula diminui após pacote eleitoreiro


(Foto: Ricardo Stuckert e Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O impacto do pacote eleitoreiro, que será no futuro uma "bomba fiscal" para o país, já fez efeito nas pesquisas. Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (3) mostra que a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) caiu de 14 pontos percentuais para 12. No entanto, o petista supera todos os outros candidatos somados, apontando um encerramento das eleições presidenciais ainda no primeiro turno.

Neste momento, Lula tem 44% das intenções de voto enquanto os outros somados têm 42%. Bolsonaro aparece com 32%, Ciro Gomes (PDT) com 5%, André Janones (Avante) com 2%, Simone Tebet (MDB) com 2% e Pablo Marçal (Pros) com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

'PEC Kamikaze'

Especialistas apontam que a "PEC Kamikaze" – que feriu a legislação criando benefícios sociais em um ano eleitoral, além de ser considerada pelo próprio Ministério da Economia como "uma bomba fiscal" – começou a fazer o efeito que Bolsonaro tanto desejava.

Segundo o cientista político, Felipe Nunes, ouvido pela Veja o "efeito [da] expectativa do Auxílio Brasil diminuiu a distância entre Lula e Bolsonaro". Entre os beneficiários do auxílio, o atual presidente diminuiu a diferença em 12 pontos percentuais. Em julho, Lula vencia por 62% a 27%. Agora, em agosto, a disputa está em 52% a 29%.

Na simulação de segundo turno, Lula ainda está bem na frente, mas com oscilação negativa de dois pontos (de 53% para 51%). Já Bolsonaro cresceu de 34% para 37%. Outros 9% dos entrevistados disseram que anulariam seus votos ou deixariam de comparecer em um segundo turno entre os dois e 3% se disseram indecisos.

A pesquisa Genial/Quaest contou com 2.000 entrevistas presenciais entre 28 e 31 de julho com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif