Pesquisadora da UFF ganha Prêmio Mercosul de Ciência


Prof. Letícia também é coordenadora do Grupo de Trabalho “Mulheres na Ciência” da UFF (Foto: Governo Federal)

Professora e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Letícia de Oliveira, ganhou o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – Edição 2020, na categoria pesquisador sênior com o trabalho “Inteligência artificial na detecção precoce de transtornos mentais”. O tema do Prêmio Mercosul deste ano, lançado simultaneamente na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, foi Inteligência Artificial, com seis subtemas. Os trabalhos foram avaliados por especialistas da comunidade científica e tecnológica dos países membros do Mercosul.

Para Letícia, que atua no Laboratório de Neurofisiologia do Comportamento, no Departamento de Fisiologia e Farmacologia (UFF), o pioneirismo, no Brasil, na aplicação da Inteligência Artificial em neuroimagem funcional para predição de transtornos mentais é destaque para a obtenção desse prêmio. O projeto é muito internacionalizado, com parceria de instituições/pesquisadores nos Estados Unidos e no Reino Unido.

“Esta abordagem tem o potencial de capturar mudanças sutis no padrão de ativação cerebral identificando alterações muito antes do aparecimento completo dos transtornos. O objetivo deste estudo foi aplicar inteligência artificial para predizer sintomas de mania e impulsividade, associados ao risco de desenvolver transtorno bipolar, a partir de padrões de ativação do cérebro”, afirma.

Bolsista de Produtividade do CNPq, a professora iniciou suas pesquisas em inteligência artificial e neuroimagem em 2010 com a realização de um pós-doutorado na área de machine learning, no Kings College London, Inglaterra. Ela é coordenadora do Grupo de Trabalho “Mulheres na Ciência” da UFF, além de fazer parte do movimento “Parent in Science” e do Grupo de trabalho “Equidade de Gênero” da Capes e está coordenando o projeto PSIcovidA, que aplicará inteligência artificial para estudar a saúde mental de profissionais de saúde durante a pandemia da Covid-19.

1/3
300x250px - para veicular a partir do di

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também: