Pesquisadores da UFF fazem webinário sobre o BRICS nesta quinta
- Mehane Albuquerque
- há 3 horas
- 6 min de leitura
O NuBRICS, Núcleo de Estudos BRICS da Universidade Federal Fluminense (UFF), realiza nesta quinta-feira, dia 27 de novembro, com o apoio do jornal TODA PALAVRA, um amplo debate sobre o papel e as perspectivas da nova ordem geopolítica e geoeconômica representada pelo bloco de países do Sul Global que preconiza o nascimento de um mundo multipolar.

O webinar "Os novos BRICS: potencialidades e perspectivas" — que também é o título do livro recentemente lançado pelos pesquisadores do NuBRICS Lier Pires Ferreira, Eduardo Gomes e e Gabriel Rached, professores da UFF — será transmitido ao vivo pelo canal do TODA PALAVRA no YouTube, das 19h às 20h30.
O debate se baseia em seis eixos temáticos, tratados por nove pesquisadores:
- "BRICS e as novas tendências no âmbito da governança global: desafios e perspectivas do processo de transformação na arquitetura global” (Gabriel Rached & Rafaela Mello Rodrigues Sá);
- "O Brasil em busca de reindustrialização no contexto dos países BRICS: desafios e oportunidades” (Eduardo Gomes & Fernando Antônio Leite Goulart);
- "BRICS: Desafios e oportunidades na arena geopolítica contemporânea” (Lier Pires Ferreira & Pablo dos Santos Martins);
- "Os BRICS e a agenda ambiental” (Antônio Elias Amil Lisboa);
- "De Fortaleza à Kazan: recomendações e realizações na educação dos países dos BRICS” (Daniela Lima Furtado); e
- "Gênero e BRICS: uma agenda em disputa” (Natália Sant’ Anna Torres).
Serviço:
Webinar "Os novos BRICS: potencialidades e perspectivas", realizado pelo NuBRICS da UFF, com apoio do jornal TODA PALAVRA
Data: 27 de novembro, quinta-feira
Horário: das 19h às 20:30

Perfil dos pesquisadores:
Gabriel Rached: Doutor em Economia pelo Instituto de Economia (IE/UFRJ), com Pós Doutorado em Estudos Internacionais na Universidade de Milão. Pesquisador e Professor de Economia Política do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD/UFF). Coordenador, desde 2012, do Grupo de Pesquisa sobre Estado, Instituições e Análise Econômica do Direito (GPEIA/UFF). Tem experiência na área de Estudos Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Nova Ordem Mundial, Organismos Multilaterais, Cooperação Internacional e Governança Global. Nos últimos anos, tem pesquisado temas relacionados às novas tendências do sistema internacional e os principais desdobramentos desse conjunto de transformações no âmbito da Governança Global.
Rafaela Mello Rodrigues Sá: Doutoranda em Ciência Política (Relações Internacionais) na McMaster University (Canada). Mestre em Relações Internacionais pelo IRI – Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e Graduada em Relações Internacionais na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Atualmente está associada ao Public Banking Project da McMaster University e ao Núcleo de Estudos dos Países BRICS (NuBRICS) da UFF. Foi Professora Substituta na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Foi Assistente de Projeto no BRICS Research Institute (DUT, South Africa) e Assistente de Pesquisa no Laboratório de Cooperação e Financiamento para o Desenvolvimento (LACID) no BRICS Policy Center. Foi editora-assistente da Revista CADERNOS de Relações Internacionais do IRI/PUC-Rio e foi integrante do Grupo de Pesquisa Estado, Instituições e Análise Econômica do Direito (GPEIA/UFF), pesquisadora no grupo de estudos em Economia Política Internacional da Universidade Católica de Petrópolis, realizando pesquisas sobre o papel das cidades no sistema internacional, e também foi pesquisadora voluntária no Grupo de Estudos da América Latina (GEAL), e também fez parte do corpo editorial da Revista NEIBA (UERJ). Atualmente direciona seus interesses para a área de Economia Política Internacional, Bancos Multilaterais de Desenvolvimento, Bancos Públicos, BRICS, Desenvolvimento e Instituições Internacionais.
Eduardo Gomes: Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense em 1974, tornou-se Mestre em Ciência Política em 1979 pelo antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, tendo se tornado Doutor em Ciência Política pela Universidade de Chicago em 1996.Tem se dedicado ao estudo das relações entre Estado e desenvolvimento no Brasil de 1930 em diante, enfocando diversos aspectos deste processo. Voltou-se também para o estudo da Responsabilidade Social das Empresas a partir do que tornou-se professor do Mestrado Profissionalizante em Sistemas de Gestão da mesma UFF, entre 2005 e 2013. Foi Fulbright Scholar in Residence no Bellevue College em 2005,além de ter sido professor visitante em outros colleges dos Estados Unidos Desde 2017, coordena o Núcleo de Estudos dos Países BRICS (NuBRICS) na UFF, órgão a partir do qual tem interagido com scholars dos países BRICS em atividades de pesquisa, ensino e cooperação acadêmica.
Fernando Antônio Leite Goulart: Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (1995) e mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2006). Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É pesquisador-tecnologista em metrologia e qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. Atualmente, compõe a Comissão Permanente para apreciação e julgamento, em segunda e última instância, dos recursos interpostos em sede de processo administrativo instaurado por força do art. 8º da Lei nº 9.933, de 20 de dezembro de 1999. Participou das negociações sobre barreiras técnicas ao comércio entre o Mercosul e União Europeia; nas negociações da formação da Área de Livre Comércio das Américas; nas negociações do Subgrupo de Trabalho nº 3 (Regulamentos Técnicos e Avaliação da Conformidade) do Mercosul e do Comitê sobre Barreiras Técnicas da Organização Mundial do Comércio. Na Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, é membro do Comitê Brasileiro 25 (Avaliação da Conformidade), comitê espelho do ISO Committee for Conformity Assessment, e da Comissão de Estudos 216 (Indicações Geográficas).
Lier Pires Ferreira: Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela UFF (1992/1994), graduação em Direito pela UFF (2000), mestrado em Relações Internacionais pela PUC/RJ (1996), doutorado em Direito pela UERJ (2007) e pós-doutorado em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, Espanha (2019). Advogado. Professor Titular do CP2. É pesquisador do LEPDESP/UERJ e do NUBRICS/UFF. Membro da Comissão de Direito Internacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro (COMINT/OAB-RJ), é palestrante em diversos eventos acadêmicos, nacionais e internacionais. Articulista e comentarista em diferentes órgãos de imprensa, como Globo News, Record News, Jovem Pan News, O Globo e JB, também é autor/coordenador de diferentes obras acadêmicas e técnico-educacionais, dentre as quais: Estado, Globalização e Integração Regional (2203), Direito Internacional, Petróleo e Desenvolvimento (2011) e do Curso de Segurança Internacional (2024). Tem experiência nas áreas de Ciência Política, Relações Internacionais e Direito Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, governo e sociedade, defesa e segurança pública, geopolítica e estudos estratégicos, direito internacional, cidadania, direito público e relações internacionais.
Pablo dos Santos Martins: Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrado em Ciência Política pela UFF e graduado em Ciências Sociais na mesma instituição. Pesquisador do NUBRICS e editor da ZIZ - Revista de Ciência Política. Foi tutor do curso de graduação em Ciências Sociais da UFF nos anos de 2022 e 2023. Tem experiência na área de Ciência Política, estudando o empresariado industrial brasileiro e a integração regional sul-americana, acordo MERCOSUL-UE e relações entre o Estado e a sociedade.
Antônio Elias Amil Lisboa: Engenheiro Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Gestão, Produção e Meio Ambiente, com ênfase em Gestão Ambiental e Desempenho do Ambiente Construído pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UFF. Doutorando em Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFF. Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis pelo Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis (PPSIG) vinculado ao Laboratório de Tecnologia e Gestão de Negócios & Meio Ambiente (LATEC) da Escola de Engenharia da UFF. Membro do Núcleo de Estudos dos Países BRICS (NuBRICS), e do Laboratório de Estudos Regionais e Locais (LERLOC) do PPGCP/UFF. Pesquiso Mudanças Climáticas, Gestão do Risco e Ações de Resposta à tragédias do clima, com ênfase na construção da agenda climática e sustentável e, em especial, nas interações dos fenômenos hidrológicos com o espaço urbano construído.
Daniela Lima Furtado: Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED), no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), com Pós Doutorado em Ciência Política na Universidade Federal Fluminense (2022). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (2005). Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Pesquisadora do Núcleo de Estudos dos Países BRICS (NuBRICS/UFF). Ênfase de estudos nos seguintes temas: análise institucional, variedades de capitalismo, qualificação profissional, democracia, participação-cidadã, desenvolvimento, sustentabilidade, cidadania e inclusão social e empresariado. Pesquisadora na linha de pesquisa Empresa, Sociedade e Responsabilidade Social, Centro de Estudos Gerais, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense, em 2007.
Natália Sant’Anna Torres: Doutoranda em Ciência Política na Universidade de Lisboa e Mestre em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Possui graduação em Relações Internacionais, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), e mestrado profissional em Desenvolvimento Sustentável pela EOI Business School de Madri (2011), obtido através do programa de bolsas de estudos da Fundación Carolina. Atua profissionalmente desde 2011 em projetos nas áreas de Inclusão Social, Gênero e Desenvolvimento junto a Organismos Multilaterais, Terceiro Setor e empresas na América Latina e África. Atualmente realiza sua pesquisa de doutorado com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de Portugal.






