Pesquisadores de 60 países debatem futuro digital da ciência
O IV Congresso de Jovens Cientistas está sendo realizado na Universidade de Ciência e Tecnologia "Sirius", localizada no sul da Rússia, com mais de 170 eventos planejados. A programação inclui diversas sessões de debate, mesas-redondas, discussões científicas e competições esportivas, com a participação de mais de 7.000 convidados de mais de 60 países. A TV BRICS atua como parceira oficial de mídia do evento.
No dia de abertura do congresso, os jovens cientistas discutiram as principais áreas do progresso científico e tecnológico contemporâneo. Em particular, abordaram temas como microeletrônica, a implementação de inteligência artificial na educação e bioeconomia. Especial atenção foi dada à cooperação científica internacional e à rede quântica interuniversitária, especialmente nos meios de comunicação digitais.
Na sessão dedicada a medicamentos de alta tecnologia, os participantes analisaram os avanços em terapia celular e genética, além de novas abordagens na medicina contemporânea, destacando formas de fortalecer a liderança dos jovens cientistas na conservação da saúde humana.
Durante a discussão sobre a exploração do espaço, os cientistas examinaram modelos de economia espacial no planejamento estratégico, bem como o desenvolvimento de sistemas aéreos não tripulados e serviços espaciais baseados em constelações de satélites de órbita baixa.
Os participantes também participaram de uma mesa-redonda sobre o desenvolvimento do BRICS no contexto do mundo contemporâneo, com foco especial na agenda do Brasil sob a presidência do grupo em 2025.
Outra sessão-chave do evento foi a discussão sobre o potencial da sinergia entre arte e tecnologia nas indústrias criativas. Nas sessões "Kinotech: um novo vetor de desenvolvimento da indústria cinematográfica" e "Arte como biomecânica: interação entre o ser humano e a tecnologia", os participantes investigaram como as tecnologias contemporâneas podem transformar a arte e a indústria cinematográfica.
"A síntese de tecnologias, descobertas científicas e abordagem criativa cria condições para o desenvolvimento do empreendedorismo criativo, que é o motor da economia. No campo técnico-científico, damos especial atenção ao desenvolvimento de jovens talentos, que formam o núcleo da classe criativa", afirma Anton Kobiakov, Conselheiro do presidente da Rússia, líder do grupo de trabalho interdepartamental sobre a preparação e realização do Congresso de Jovens Cientistas
Além das atividades científicas, o evento conta com uma programação cultural e esportiva intensa, que inclui workshops de hóquei, uma partida amistosa entre jovens cientistas, exibição de filmes sobre ciência, entre outros. Em 28 de novembro, os participantes testarão o futebol no conceito "figital", uma disciplina inovadora que combina atividade física com tecnologias digitais.
No congresso também ocorrerá a final da Copa RTK de Robótica, com a participação de 62 das melhores equipes de jovens engenheiros da Rússia e da Bielorrússia. Nas competições, os estudantes demonstram suas habilidades em um campo de treinamento especial, projetado para simular terrenos irregulares e urbanos, consequências de desastres e outras condições nas quais uma pessoa não poderia trabalhar.
Outro evento marcante será o lançamento do complexo nacional "Mentalmente Pronto para o Trabalho e Defesa" (GTO-M), voltado para a preservação do potencial intelectual da nação e o prolongamento da longevidade cognitiva. A iniciativa dá continuidade ao programa do Ministério da Educação e Ciência da Rússia e promove a importância de manter o cérebro ativo. Os participantes poderão realizar testes para avaliar suas funções cognitivas por meio de tarefas recreativas, incluindo a avaliação de memória, reação, lógica e atenção.
O IV Congresso de Jovens Cientistas está sendo realizado entre 27 e 29 de novembro. Esse é um evento-chave da Década da Ciência e Tecnologia na Rússia (2022-2031), anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin. Entre os organizadores estão o Fundo Roscongress, o Ministério da Ciência e Educação Superior da Rússia e o Conselho Coordenador para Assuntos da Juventude nas Áreas Científica e Educacional do Conselho Presidencial Russo para Ciência e Educação. Durante o evento, também ocorrerão o IX Fórum de Jovens Cientistas dos países do BRICS e o Concurso de Jovens Inovadores dos países do BRICS.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments