Petróleo e gás: Irã está pronto para atender demandas do BRICS
Rouhollah Mousavi, da Comissão de Assuntos Internos e Conselhos do Parlamento iraniano, que está na Rússia para participar de um fórum parlamentar do BRICS, declarou que a República Islâmica tem capacidade de vender petróleo e gás para os países do BRICS. A informação é da Mehr News Agency, parceira da rede TV BRICS.
Mousavi disse que durante a visita de dois dias à Rússia, liderada pelo presidente do Parlamento, Mohammad Bagher Ghalibaf, a delegação parlamentar iraniana realizou reuniões com delegações de outros países do BRICS.
O parlamentar acrescentou que, nessas reuniões, a delegação iraniana pediu a expansão das trocas bancárias e comerciais dentro do BRICS, ao mesmo tempo em que enfatizou a crecente necessidade de desdolarização nas transações comercias.
Mousavi afirmou que a participação do Irã no BRICS é mutuamente benéfica tanto para o Irã quanto para as outras economias emergentes do grupo. E explicou que o Irã, devido aos seus recursos abundantes, pode fornecer petróleo e gás para atender às necessidades de energia dos países-membros do BRICS. Em troca, outros Estados podem tomar medidas para atender às necessidades do Irã em vários setores bancários e de intercâmbio comercial.
"Os países do BRICS são influentes na economia global, pois representam 40% da população mundial; e contabilizam 30% do PIB global e 17% das exportações mundiais", afirmou o parlamentar iraniano.
Presidente eleito do Irã declara interesse em estreitar relações com países do Sul Global
O presidente eleito do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou ao Tehran Times, parceiro da rede TV BRICS, que seu governo terá como objetivo fortalecer a cooperação com parceiros internacionais, incluindo os países do Sul Global.
"Reconhecendo que o cenário global está mudando, meu governo buscará desenvolver relações mutuamente benéficas com os países do Sul global [...] Esperamos trabalhar com a Turquia, Arábia Saudita, Omã, Iraque, Bahrein, Catar, Kuwait, Emirados Árabes Unidos e grupos regionais para aprofundar nossos laços econômicos e enfrentar desafios comuns", afirmou Pezeshkian.
Falando sobre as relações entre Irã e Rússia, o chefe de Estado disse que a república iraniana continuará a dar prioridade à cooperação bilateral e multilateral com Moscou, especialmente por meio do BRICS, da Organização para Cooperação de Xangai e da União Econômica Eurasiática.
Pezeshkian ressaltou o roteiro de 25 anos de cooperação com Pequim se tornou um marco importante no caminho para o estabelecimento de uma "parceria estratégica abrangente" mutuamente benéfica, e a liderança iraniana está ansiosa para expandir a cooperação. O presidente também destacou o potencial de desenvolvimento das relações entre o Irã e os países da América Latina.
Masoud Pezeshkian, que antes era ministro da Saúde do país, venceu o segundo turno da eleição presidencial rápida do Irã, realizada após a morte do chefe do Executivo do país, Ebrahim Raisi.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments