top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Petrobras 70 anos e filme sobre Vargas em evento no Jambeiro

Atualizado: 5 de out. de 2023

O Solar do Jambeiro vai receber no dia 6 de outubro, sexta-feira, palestra sobre os 70 Anos da Petrobras, em parceria com a Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), comemorando 70 anos da fundação de uma das principais realizações do presidente Getúlio Vargas: a Petrobras a cargo do engenheiro José Antônio Simões.

Em seguida ao debate será realizada a exibição do documentário “Vargas, a grande transformação”, dirigido pelo jornalista Beto Almeida, no qual são analisadas as principais características que incidiram na formação da personalidade humana e política do ex-presidente Getúlio Vargas que, como o título argumenta, realizou a maior transformação econômica, política, social e cultural da história do Brasil moderno em seus governos.


O documentário, baseado na trilogia “ A Era Vargas” do escritor e jornalista José Augusto Ribeiro, narra o entorno familiar e regional em que Getúlio Vargas se constrói, seja num ambiente abolicionista e, também, de um proto trabalhismo gaúcho, que o leva a ingressar na política, depois de uma tentativa frustrada na carreira militar.


Entrevistas com José Augusto Ribeiro, Celina Vargas, neta do ex-presidente; o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães; a auditora Maria Lúcia Fatoreli ; o sociólogo e escritor Ronaldo Conde Aguiar; o ex-presidente da Federação Sindical Mundial, Antônio Neto; a cantora Beth Carvalho e a ex-primeira dama Maria Tereza Goulart - analisam e dimensionam as transformações estruturais da Era Vargas, cuja envergadura possibilitou ao Brasil transitar do estágio de país agrário e atrasado para país industrializado dotado de direitos sociais, trabalhistas e políticos que, ainda hoje, impactam a realidade e a agenda política brasileira.


O documentário “Vargas, a grande transformação”, que também tem depoimentos de Leonel Brizola e trechos de discurso do presidente Lula em homenagem ao grande estadista gaúcho, não tem finalidade comercial e além do Solar do Jambeiro, aqui em Niterói, será exibido em ambientes políticos e acadêmicos, sempre de forma gratuita.


Também foi feito com o intuito de ser exibido em tevês comunitárias, universitárias, legislativas e públicas; sempre objetivando a educação política das novas gerações. Isto em oposição à sistemática guerra midiática, em curso antes mesmo da morte de Vargas em 24 de agosto de 1954, para destruir a imagem pública do presidente e das conquistas econômicas e sociais da Era Vargas.


A sessão de lançamento do filme em Niterói será no Solar do Jambeiro, no dia 6 de outubro, às 19 horas, aberta ao público, logo após o debate sobre os 70 Anos da Petrobrás, que acontecerá às 18h.


Sobre José Antônio Simões:


Graduado em Estatística/Matemática na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), em 1974

Petrobrás ingresso via concurso público, em 1975, como Analista de Pesquisa Operacional. Pós-Graduado em Pesquisa Operacional na UFRJ, em 1985 Petrobras atuou também como professor de Geopolítica do Petróleo em cursos para novos empregados.


Atualmente diretor da Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET), membro do Conselho Diretor da José Marti (Casa Brasil-Cuba) e presidente do Centro Interprofissional de Apoio a Criança e Adolescente (CIACA)


Serviço


Palestra 70 anos da Petrobras e documentário 'Vargas, a grande transformação'

Data: 6 de outurbro, sexta-feira

Horário: a partir das 18h

Local: Solar do Jambeiro

Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói

Entrada gratuita

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page