top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Petrobras usará sistema inédito da NASA para monitorar Margem Equatorial


(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (16) que acaba de integrar um projeto conjunto da NASA e da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês) para desenvolver e lançar, em 2025, um sistema inédito de coleta de imagens SAR (radar de abertura sintética, em tradução livre) por satélite de observação da Terra.


A missão faz parte do programa da Missão NISAR (Nasa-ISRO Synthetic Aperture Radar, no original), e as imagens serão usadas pela Petrobras no projeto Observatório Geoquímico Ambiental da Margem Equatorial Brasileira (ObMEQ), com início previsto para 2025, que visa monitorar o ambiente marinho e costeiro da Margem Equatorial, no trecho Amapá-Pará-Maranhão, e atualizar o mapeamento desse litoral.


Em nota, a Petrobras informou que o ObMEQ é um dos 13 projetos de sustentabilidade e meio ambiente do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) para a Margem Equatorial, desenvolvidos em parceria com várias instituições.


Alterações como erosão e deposição de sedimentos na costa, correntes oceânicas, velocidades do vento, localização dos navios e sinais de petróleo na água são alguns dos focos do monitoramento a ser feito com a nova tecnologia.


"A missão espacial medirá padrões de mudanças nos ecossistemas, superfícies e massas de gelo da Terra, fornecendo informações sobre biomassa, riscos naturais, aumento do nível do mar e águas subterrâneas. Também será dada atenção especial aos manguezais, ecossistema costeiro importante no contexto das alterações climáticas", informou a Petrobras em nota.


O satélite tem fonte própria de energia e opera, ininterruptamente, na faixa de micro-ondas, possibilitando a coleta de dados mesmo com ocorrência de nuvens ou pouca incidência de luz, segundo a companhia.


Ainda de acordo com a Petrobras, o uso adicional dos dados da Missão NISAR diz respeito à detecção de manchas de óleo na superfície do mar, tanto de origem natural (exsudações) como antrópica (derrames).


O projeto ObMEQ é resultado de uma parceria entre o Cenpes da Petrobras e um ecossistema de universidades e instituições do Norte-Nordeste, liderado pela Universidade Federal do Pará (UFPA).


Da Sputnik Brasil, parceira do TODA PALAVRA

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page