PF abre inquérito contra Pazuello pela falta de oxigênio


Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, será investigado pela PF sobre crise sanitária em Manaus (Foto: Agência Brasil)

Por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, a Polícia Federal abriu nesta sexta-feira (29) um inquérito para investigar a responsabilidade do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na crise sanitária que atingiu o estado do Amazonas e provocou a morte de diversos pacientes com Covid-19 pela falta de oxigênio nos hospitais.

O inquérito acontece no bojo do pedido remetido ao STF pelo procurador-geral da República (PGR) Augusto Aras no último sábado (23), para que o ministro da Saúde seja investigado.

No documento enviado ao STF, Augusto Aras afirma que o Ministério da Saúde recebeu com antecedência informações sobre a possibilidade de colapso na saúde do Amazonas e demorou para agir.

Além disso, o pedido aponta que há indícios de atraso no envio de oxigênio às localidades afetadas e ressalta que o governo distribuiu no estado 120 mil unidades de um medicamento, a hidroxicloroquina, sem eficácia comprovada e condenado por algumas autoridades sanitárias para o tratamento de paciente com Covid-19, apenas oito dias antes do colapso do sistema de saúde em Manaus.

De acordo ainda com o documento, os fatos imputados ao ministro são "gravíssimos", ao considerar que ele tinha "dever legal e possibilidade de agir para mitigar os resultados", o que pode ser caracterizado como "omissão passível de responsabilização cível, administrativa e/ou criminal."

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle