top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

PF abre inquérito contra Pazuello pela falta de oxigênio


Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, será investigado pela PF sobre crise sanitária em Manaus (Foto: Agência Brasil)

Por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, a Polícia Federal abriu nesta sexta-feira (29) um inquérito para investigar a responsabilidade do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na crise sanitária que atingiu o estado do Amazonas e provocou a morte de diversos pacientes com Covid-19 pela falta de oxigênio nos hospitais.

O inquérito acontece no bojo do pedido remetido ao STF pelo procurador-geral da República (PGR) Augusto Aras no último sábado (23), para que o ministro da Saúde seja investigado.

No documento enviado ao STF, Augusto Aras afirma que o Ministério da Saúde recebeu com antecedência informações sobre a possibilidade de colapso na saúde do Amazonas e demorou para agir.

Além disso, o pedido aponta que há indícios de atraso no envio de oxigênio às localidades afetadas e ressalta que o governo distribuiu no estado 120 mil unidades de um medicamento, a hidroxicloroquina, sem eficácia comprovada e condenado por algumas autoridades sanitárias para o tratamento de paciente com Covid-19, apenas oito dias antes do colapso do sistema de saúde em Manaus.

De acordo ainda com o documento, os fatos imputados ao ministro são "gravíssimos", ao considerar que ele tinha "dever legal e possibilidade de agir para mitigar os resultados", o que pode ser caracterizado como "omissão passível de responsabilização cível, administrativa e/ou criminal."

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page