top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

PF desmantela pirâmide de Bitcoin e apreende bens de luxo no RJ


(Foto: Divulgação/Polícia Federal)
(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (30) a Operação Fantasos, voltada para combater uma prática sofisticada de crimes financeiros e lavagem de dinheiro por meio de criptomoedas. O principal alvo da ação é o brasileiro Douver Torres Braga, apontado como líder de um esquema de fraude internacional que arrecadou aproximadamente R$ 1,6 bilhão, entre dezembro de 2016 e maio de 2018, lesando milhares de investidores ao redor do mundo.


As autoridades identificaram o esquema fraudulento como uma pirâmide financeira do tipo Ponzi, na qual os lucros pagos aos investidores mais antigos eram, na verdade, provenientes dos aportes feitos por novos participantes. Segundo a investigação, Douver Braga fundou o Trade Coin Club (TCC), uma plataforma que prometia rendimentos de até 11% ao mês com um suposto “robô de microtransações massivas”.


Na ação desta quarta-feira, cerca de 50 policiais federais cumprem 11 mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e Angra dos Reis, na Costa Verde. Além das ordens judiciais, a Justiça Federal também determinou o sequestro de bens e valores até o valor de R$ 1,6 bilhão.


A ação visa a coleta de provas para reforçar a investigação, a identificação de outros envolvidos no esquema criminoso e a recuperação de bens e ativos adquiridos com os crimes. De acordo com balanço parcial da Polícia Federal, na ação foram apreendidos: embarcações, ⁠veículos de luxo, ⁠relógios, ⁠joias, ⁠dinheiro, em espécie, ⁠criptomoedas, ⁠computadores, ⁠celulares e ⁠documentos diversos.


O caso contou com o apoio de três agências de investigações dos Estados Unidos: Federal Bureau of Investigation (FBI), Homeland Security Investigations (HSI) ) e Internal Revenue Service Criminal Investigation IRS-CI)).

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page