PF efetua prisões e explode máquinas em garimpo ilegal

A Polícia Federal (PF) realiza desta quarta-feira (18) a Operação Guaraci para combater a extração ilegal de ouro e manganês na área da linha de transmissão de energia elétrica da Usina de Belo Monte, no Pará, distribuída para o restante do país. Além de prisões em flagrante, os agentes apreenderam e explodiram no local maquinários, como retroescavadeiras, motores e esteiras, usados na extração criminosa.
De acordo com o departamento da PF em Marabá (PA), foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e realizadas prisões em flagrante - número não especificado.
De acordo com a PF, a mineração ilegal na região pode comprometer a distribuição de energia elétrica no país. Com o avanço das escavações, a terra que sustenta as torres pode ceder e derrubar a linha de transmissão.

Essa extração ilegal ocorre sob a Linha de Transmissão Xingu/Estreito, que além do Pará, passa também por Tocantins, Goiás e Minas Gerais.
Mais de 30 viaturas e três helicópteros foram usados na operação. Participaram 65 policiais federais, 24 policiais rodoviários federais, 30 integrantes da Força Nacional e servidores do Ibama e Agencia Nacional de Mineração (ANM).
