PF está pronta para receber Bolsonaro e auxiliares na quarta
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

PF está pronta para receber Bolsonaro e auxiliares na quarta


(Foto: Alan Santos/PR)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já tem um encontro marcado com a polícia após desembarcar em Brasília nesta quinta-feira (30): a Polícia Federal marcou para a próxima quarta-feira (5) o seu depoimento no âmbito do inquérito que apura o escândalo das joias das arábias trazidas ilegalmente para o Brasil por membros de uma comitiva oficial de seu governo e que o ex-mandatário tentou se apropriar. Bolsonaro retorna ao Brasil, após passar mais de três meses nos Estados Unidos, para onde viajou faltando dois dias para o término do seu mandato.


Além de Jair Bolsonaro, foram intimados a depor seu ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, e seu ex-assessor Marcelo Câmara, que também são alvos do inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as joias e outros artigos de luxo vindos da Arábia Saudita e Emirados Árabes que Bolsonaro tentou se apropriar de maneira ilegal. Os depoimentos estão marcados para a mesma hora e local, na Superintendência da PF em Brasília, segundo informações do Globo.


O inquérito foi aberto pela PF após uma reportagem do Estadão apontar que um conjunto de joias de diamantes avaliado em cerca de R$ 16,5 milhões, que seria destinado à primeira-dama Michelle Bolsonaro, foi retido por agentes da Receita Federal após membros de uma comitiva do então ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, tentarem introduzir ilegalmente os objetos no território brasileiro.


A partir daí, Bolsonaro tentou reaver as joias mobilizando três ministérios, além de servidores civis e militares para pressionar a liberação dos itens valiosos. Após a notícia de que um segundo conjunto de joias masculinas, incluindo um relógio raro avaliado em R$ 800 mil, foi incorporado ao acervo pessoal do ex-presidente, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que os objetos fossem devolvidos ao Estado brasileiro.


Na última sexta-feira (24), emparedado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Bolsonaro, através de seus advogados, devolveu ao Estado brasileiro um segundo estojo de joias que recebeu de presente durante viagem à Arábia Saudita em 2021, além de armas de uso restrito (um fuzil e uma pistola) que havia ganhado em uma viagem aos Emirados Árabes em 2019.


Nesta semana veio à tona a revelação de que Bolsonaro tentou se apropriar de um terceiro conjunto de joias dadas pela monarquia saudita. Os itens, incluindo um relógio Rolex cravejado de diamantes, foram levados para uma fazenda do ex-piloto de Fórmula 1 bolsonarista Nelson Piquet, localizada no entorno da capital federal.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page