top of page
banner niteroi NQQ 780x90px 25 6 25.jpg

PF indicia Bolsonaro, Carlos e Ramagem no caso da 'Abin paralela'


Jair Bolsonaro (PL) e o ex-diretor da Abin e atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) (Foto: Redes)
Jair Bolsonaro (PL) e o ex-diretor da Abin e atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) (Foto: Redes)

A Polícia Federal entregou à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) o relatório final sobre o suposto de esquema de espionagem ilegal montado na Abin (Agência Brasileira de Inteligência), a chamada “Abin Paralela” durante o governo Jair Bolsonaro (PL). O documento pede o indiciamento de cerca de 30 pessoas, entre elas o ex-presidente, apontado como líder da organização criminosa, o filho Zero Dois vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) e o ex-diretor da Abin e atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).


Também foram indiciados vários policiais federais que já tinham sido afastados de suas funções públicas no ano passado devido às provas levantadas durante as investigações. Junto a eles, também foram apontados como integrantes da organização criminosa os ex-assessores de Bolsonaro que atuavam no chamado gabinete do ódio: Tércio Arnaud Thomaz e José Matheus Salles Gomes, conhecido como “Zueiro”.


As investigações indicaram a formação de uma organização criminosa para monitorar pessoas e autoridades públicas consideradas adversárias do governo, invadindo celulares e computadores durante a gestão Jair Bolsonaro.


Entre os alvos da espionagem ilegal estavam autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo, além de jornalistas.


O caso começou a ser apurado em 2019 após a descoberta do uso do software “First Mile” para o monitoramento ilegal de pessoas durante o governo Bolsonaro. A partir disso, as investigações mostraram que além do uso da ferramenta, a agência fez ações de monitoramento e outras operações de espionagem ilegal.


Entre os indiciados também está o atual diretor-geral da Abin, Luiz Fernando Corrêa, apontado por tentativa de obstrução das investigações.

Comentarios


banner niteroi NQQ 300x250px 25 6 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page