PF indicia governador do Rio por corrupção e peculato
A Polícia Federal (PF) indiciou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), por corrupção e peculato. De acordo com as investigações, o governador é suspeito de ter recebido propina e de ter envolvimento em um esquema criminoso de desvio de recursos de programas do governo. O irmão de consideração dele, Vinicius Sarciá, que ocupava cargo de confiança na Agência de Fomento do Rio, também foi indiciado pelos mesmos crimes.
Vinicius Sarciá foi um dos alvos de mandados de busca e apreensão da PF. O caso está sob sigilo no Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob a relatoria do ministro Raul Araújo. A Procuradoria-Geral da República (PGR) irá analisar o relatório da PF para decidir se existem elementos para apresentar uma denúncia contra o governador ou se há necessidade de ampliar a investigação.
Cláudio Castro é o quarto governador seguido do Rio a ser indiciado por corrupção pela PF. Wilson Witzel, Luiz Fernando Pezão e Sérgio Cabral também foram formalmente acusados.
A defesa do governador, citado pelo Globo, disse que vai entrar com um pedido de nulidade contra relatório da Polícia Federal. Em nota, diz que as acusações “são infundadas, e tudo se resume a uma delação criminosa, de um réu confesso, em documentos que estão sob segredo de Justiça e continuam a serem vazados, o que vem sendo contestado junto aos Tribunais Superiores em razão de sua absoluta inconsistência”.
Comments