PF investigará permanência de Bolsonaro na embaixada da Hungria
Investigado por tentativa de golpe de Estado nas últimas semanas de seu mandato presidencial, Jair Bolsonaro (PL) está no centro de uma nova investigação policial. O ex-presidente agora será investigado pela Polícia Federal por uma suposta tentativa de fuga para a Hungria.
Segundo informações divulgadas pelo jornal The New York Times nesta segunda-feira (25), Bolsonaro ficou dois dias (entre segunda-feira de Carnaval e Quarta-feira de Cinzas - 12 e 14 de fevereiro) na embaixada húngara, após a operação da PF que apreendeu seu passaporte em 8 de fevereiro, justamente para evitar sua saída do Brasil.
A suspeita é que Jair Bolsonaro planejou se exilar no país europeu, aproveitando sua boa relação com o presidente húngaro, Viktor Orbán, líder de extrema-direita que esteve no Brasil para a posse do presidente brasileiro, que depois retribuiu, em fevereiro de 2022, indo à Hungria. O país do Leste europeu é um dos raros aliados internacionais de Bolsonaro.
A Embaixada da Hungria poderia oferecer um local seguro para Bolsonaro em caso de uma possível prisão determinada pelo Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro não poderia ser preso dentro de uma embaixada estrangeira, uma vez que prédios consulares são protegidos por convenções internacionais e não estão ao alcance das autoridades do país.
Além da suposta trama golpista para impedir a posse do presidente Lula, Bolsonaro também é investigado por fraude no cartão de vacinação e desvio de joias do acervo presidencial. Os ex-comandantes do Exército, general Freire Gomes, e da Aeronáutica, brigadeiro do ar Carlos Baptista Júnior, confirmaram em depoimento à PF a participação de Bolsonaro na reunião que discutiu uma minuta golpista em dezembro de 2022
A ida do ex-presidente ao prédio da representação húngara no Brasil foi revelada por imagens de câmera de segurança obtidas pelo The New York Times.
As imagens mostram também uma mulher carregando itens de cama, como um travesseiro, para o local onde o ex-presidente passaria a noite.
De acordo com a Folha de São Paulo, Bolsonaro publicou vídeo no X (ex-Twitter) por volta das 18h34 de 12 de fevereiro convocando apoiadores para o ato na Avenida Paulista em seu apoio em 25 de fevereiro. Horas mais tarde, de acordo com as imagens, o carro do ex-mandatário entra na representação diplomática às 21h37.
Em nota, o ex-presidente confirmou ter passado dois dias no local, onde "ficou hospedado" para "manter contatos".
"Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo, atualizando os cenários políticos das duas nações. Quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news", afirmaram, em nota, os advogados Paulo Bueno, Daniel Tesser e Fabio Wanjgarten.
Comments