top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

PF prende desembargador federal, relator do processo de TH Joias


O desembargador Macário Júdice Neto, preso na Operação Unha e Carne 2, da PF (Reprodução/TV Globo)
O desembargador Macário Júdice Neto, preso na Operação Unha e Carne 2, da PF (Reprodução/TV Globo)

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (16) o desembargador Macário Júdice Neto, relator do processo que envolve o ex-deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos, o TH Joias, no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). De acordo com o blog do jornalista Octavio Guedes, do g1, a PF tem indícios de que o desembargador ajudou a vazar informações da Operação Zargun, que prendeu em setembro TH Joias, acusado de envolvimento com o Comando Vermelho.


A detenção ocorreu no âmbito da Operação Unha e Carne 2, que investiga o vazamento de informações sigilosas com possível favorecimento ao Comando Vermelho. A primeira etapa da operação levou à prisão do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), solto após votação favorável dos deputados. O magistrado foi preso em casa, na Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste do Rio, e se encontra sob custódia na sede da PF no Rio.


A mulher de Macário, Flávia Ferraço Judice, trabalhava no gabinete da diretoria-geral da Alerj até o início de novembro.


Além do mandado de prisão preventiva, a PF cumpre também dez mandados de busca e apreensão, expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os mandados são cumpridos em endereços do desembargador federal e de Rodrigo Bacellar, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.



O magistrado havia retornado à magistratura em 2023, após um afastamento de 17 anos. À época, foi promovido ao cargo de desembargador, mesmo após um longo período fora das funções judiciais devido a denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal. O primeiro afastamento ocorreu em 2005, por decisão do próprio TRF-2, no contexto de uma ação penal que investigava a suposta participação de Macário em um esquema de venda de sentenças quando atuava como juiz federal no Espírito Santo.


A Operação Unha e Carne 2 segue em curso e mantém sob investigação possíveis conexões entre agentes públicos, o sistema de Justiça e organizações criminosas que atuam no estado do Rio de Janeiro.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page