top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

PF prende um dos líderes de atos terroristas de 8 de janeiro


Diego Ventura foi identificado como um dos líderes da intentona golpista (Reprodução)

A Polícia Federal (PF) confirmou que prendeu, nessa quinta-feira (20), um dos principais suspeitos de liderar as invasões golpistas de 8 de janeiro, em Brasília, quando militantes bolsonaristas e de extrema direita contavam derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A prisão ocorreu em Campos dos Goytacazes.


Segundo o G1, trata-se do extremista Diego Ventura, que tinha prisão preventiva determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A captura ocorreu durante a realização de um evento intitulado "assembleia nacional da direita brasileira”, naquele município fluminense..


Ainda segundo o G1, “a PF cumpriu três mandados expedidos pelo STF: um de prisão, um de busca pessoal e um de busca e apreensão. O aparelho celular de Diego foi apreendido. Ventura era líder de um grupo de extrema direita presente no acampamento do quartel-general do Exército em Brasília”.


Em dezembro, Ventura chegou a ser detido pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) quando se dirigia para a sede do STF carregando armas e equipamentos como estilingues, rádios comunicadores e facas. Ele foi solto no mesmo dia. Em janeiro, câmeras de segurança flagraram Ventura chutando grades de contenção antes do início da invasão e dentro das instalações depredadas do prédio da Suprema Corte.


O bolsonarista também era integrante da Associação Brasileira de Patriotas e administrava grupos de apoio a Jair Bolsonaro (PL) no Telegram. Desde a derrota de Bolsonaro nas urnas, o extremista participava da concentração na porta do Quartel-General do Exército em Brasília, e pedia doação on-line via Pix.


Mandados de prisão

Até o fim do mês passado, a Lesa Pátria, que tem caráter permanente, tinha cumprido 68 mandados de prisão, 206 de busca e apreensão e instaurado 17 inquéritos.


Segundo a PF, os fatos investigados pela operação constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.


A PF disponibiliza o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br para receber informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page