top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Phil Mullen dá aula exclusiva para equipe do Aprendiz Musical

A última quinta-feira, 6 de julho, foi dia de Masterclass de capacitação para coordenadores e professores do Aprendiz Musical, programa mantido pela Prefeitura de Niterói – por meio da Secretaria de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Educação.

Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói Fonte: Thiago Côrtes / Divulgação / Prefeitura de Niterói

A palestra "A educação musical e as práticas reflexivas no ambiente escolar", ministrada pelo professor irlandês Dr. Phil Mullen – um dos maiores especialistas mundiais em inclusão musical e música comunitária –, foi a última de capacitação deste semestre. Na apresentação, Phil destacou a importância da reflexão para os educadores, que devem se perguntar: ‘O que estou fazendo? Por que estou fazendo? E como posso melhorar?’


Foi abordada a importância da prática reflexiva no processo de inclusão na sala de aula, em um mundo onde a exclusão é dominante. “Existe um esforço para promover a inclusão, num mundo onde a exclusão é ‘normal’. Quando eu fui para a escola, tinha uma linha e uma cultura. Na Irlanda há uma rivalidade entre protestantes e católicos. Eu sou do lado católico e precisei fazer uso da prática reflexiva para não odiar quem eu fui treinado a odiar. É um processo. É uma luta interna necessária”, diz Mullen.


Dr. Phil trabalha com a concepção da UNESCO sobre inclusão, que a define como oposta a exclusão. “Parece uma definição simples, mas não. Julgamos as pessoas desde o início. Nos dividimos uns dos outros, mas podemos mudar isso para a próxima geração”, afirma. Ele lembrou, ainda, que com a pandemia muitas crianças desenvolveram ansiedade e outros transtornos.


A UNESCO define, entre outras coisas, que “a pedagogia deve acolher os alunos na comunidade educacional e ajudá-los a desenvolver as habilidades para serem inclusivos e apreciarem a dignidade de todos os outros. Uma pedagogia sem inclusão enfraquece a educação como bem comum e mina a possibilidade de um mundo em que a dignidade e os direitos humanos de todos sejam respeitados...”


Dr. Phil realizou, ainda, dinâmicas de grupos com os educadores do Programa Aprendiz Musical e, para finalizar, sugeriu que o professor passasse a escrever em um diário, por 30 minutos, explicando como foi a aula com seus alunos, destacando três pontos importantes a serem descritos para reflexão: ‘o que aconteceu?’ ‘Como se sentiu?’ ‘O que faria de diferente?’


João Victor Reis, coordenador pedagógico do Aprendiz, salientou a importância deste Masterclass para a equipe: “o foco foi principalmente para os professores que são os que lidam diretamente com os alunos em sala de aula. O intuito é justamente esta reflexão, o olhar para dentro, para nos entendermos como professor e deixar um pouco de lado as questões pré-programadas. Perceber também que nem todos os alunos têm o mesmo processo de aprendizado. Essa capacitação específica foi justamente para isso, para trazer essa reflexão para os professores e, assim, aperfeiçoarmos o formato das nossas aulas e oferecermos um aprofundamento melhor da educação musical”.


O evento, uma parceria com a Rede Brasileira de Prática Musical Reflexiva, aconteceu no auditório do Caminho Niemeyer, no centro de Niterói, e contou com tradução.


Sobre Dr. Phil Mullen


Trabalha, há mais de trinta anos, desenvolvendo música com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Trabalhou 8 anos na Irlanda do Norte, usando a música como uma ferramenta de paz e reconciliação. Realizou workshops e seminários em 27 países da Europa, América do Norte e do Sul e Ásia.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói


Comentarios


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page