top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Pioneira em fibra ótica no Leste Fluminense investe em melhorias

Pioneira no fornecimento de internet banda larga por fibra óptica na região do Leste Fluminense desde 2012, a Leste Telecom foi fundada em 2004 e, desde então, não parou de investir em melhorias dos equipamentos e serviços. No início, a empresa atendia apenas ao município de Itaboraí, mas, em 2011, já tinha expandido sua área de atuação para outras sete cidades: Maricá, Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito, Tanguá, Guapimirim e Magé.

Nos primeiros dois anos, a atuação ficou restrita a Itaboraí. Posteriormente, a empresa expandiu sua área para alguns condomínios em São Gonçalo, seguindo para Tanguá e Rio Bonito, e depois para Magé e Guapimirim. Maricá foi a próxima, e por fim, Niterói, onde a Leste começou a operar em 2018. Em média, há uma expansão de mercado para uma nova cidade a cada dois anos - motivada principalmente pela identificação de uma lacuna na disponibilidade de boa internet nessas cidades da região.


“A oportunidade de negócio surgiu a partir da carência de um serviço de conexão à internet de qualidade em Itaboraí que, na época, era atendida principalmente pela Telemar (Oi). Descobrimos que havia uma operação local abandonada e à venda. Após uma visita, decidimos comprar a empresa que, naquele momento, também não possuía uma boa estrutura. Esse foi o ponto de partida para nosso projeto de oferecer uma experiência de banda larga comparável à das grandes cidades”, conta o Diretor Jurídico da Leste, Marcos Gama.


Os diferenciais que colocam a Leste na frente


Ao longo dos anos, a Leste passou por tecnologias como cabo e rádio, além das primeiras e segundas gerações de redes de fibra. Para isso, a companhia foi estudando inúmeras tecnologias, sempre com o foco na experiência do usuário, até se tornar a pioneira no serviço de redes 100% fibra óptica, adotando a tecnologia FTTH (fiber to the home) já em 2013.


Atualmente, os planos oferecidos começam em 500 Mbps; no varejo, há opções de 800 Mbps e 1 Gbps, mas a Leste está preparada para lançar planos de 1.5, 2.5, 5, 7.5 e até 10 Gbps, utilizando a tecnologia mais avançada disponível no mercado. Recentemente, foi lançado o Leste Móvel, um serviço de telefonia móvel que ainda está em fase inicial e está sendo cuidadosamente avaliado para se tornar um diferencial em meio a outros serviços para as pessoas.


No entanto, a qualidade do acesso à internet não é a única prioridade da companhia: ela também prioriza a excelência no atendimento ao cliente. Grande parte da atenção é voltada a essa questão, visando sempre agilizar a experiência das pessoas, seja em questões administrativas ou de suporte técnico.


“Adotamos uma política de transparência quanto aos desafios na prestação do serviço, esforçando-nos para comunicar e resolver qualquer situação rapidamente. Uma de nossas iniciativas recentes inclui um canal exclusivo no WhatsApp para informar sobre os reparos em tempo real, reforçando nosso compromisso com uma experiência de usuário completa e satisfatória. Continuamos buscando os melhores indicadores e avaliações para nos mantermos atualizados e atender às expectativas de nossos clientes”, explica Marcos.

A Leste também foi uma das primeiras empresas a não cobrar taxas de fidelidade e de instalação.


“Nossa estratégia para reter clientes baseia-se inteiramente na qualidade do serviço e no atendimento ao cliente. Evitamos ‘pegadinhas’ e nos orgulhamos de manter uma relação próxima e sincera com nossos clientes. Isso reflete nosso compromisso com a transparência e a excelência no serviço”, complementa.


Essa excelência no atendimento garantiu à companhia o Selo RA1000, do Reclame Aqui, um desafio para qualquer gestor de atendimento ao público, em especial para serviços continuados.


“Cada reclamação é um desafio de atendimento e conseguir uma nota alta, especialmente no nosso setor é uma conquista. Várias empresas simplesmente ignoram o RA por este demandar muito tempo e recursos para gerir as demandas”, conta o Diretor Jurídico da empresa.


Marcos garante que nenhuma demanda ou reclamação fica sem tratamento.


“Todas as reclamações recebidas são lidas e encaminhadas à supervisão para análise; em diversas situações, as reclamações dos clientes são enviadas diretamente à mesa da diretoria para a avaliação de casos especiais - esse procedimento tem sido uma prática constante desde a fundação da empresa”, diz.


Desafios atuais e planos para o futuro


Dedicar-se ao ramo da tecnologia é um constante desafio. Os equipamentos são caros e não possuem qualquer linha de crédito especial para compra, algo que é um problema constante para a Leste.

Marcos esclarece que todo o operacional foi treinado do “zero”. No entanto, o cenário para a Leste é otimista. A empresa mantém conexões com praticamente todos os Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) no Rio de Janeiro, tem acesso dedicado ao maior PTT do mundo em São Paulo, além de oferecer conexões aos principais PTTs mundiais por rotas internacionais de baixa latência (rotas OURO), proporcionando uma conexão internacional de altíssima qualidade.


A empresa também possui equipamentos dos principais produtores e plataformas de distribuição de conteúdo e mantém ligações físicas com os maiores serviços de nuvem.


“Investimos constantemente no treinamento de nossas equipes e na modernização da nossa infraestrutura. Entendemos a importância de acompanhar a evolução tecnológica para superar as expectativas dos nossos clientes. Isso resulta, por exemplo, na abordagem de múltiplos canais de atendimento, assegurando presença onde o cliente está. Essas são características frequentemente elogiadas em nossos feedbacks”, conclui Marcos Gama.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page