top of page

Pixinguinha ganha homenagem em livro com fotos inéditas

No dia 3 de dezembro, sábado, a partir das 15h30, André Diniz vai lançar o livro “Pixinguinha, um perfil biográfico” (Editora Numa), na Livraria Yorúbar, na Cantareira, no centro de Niterói. Na ocasião, o público poderá curtir, ainda, roda de samba e choro com o grupo Candogueiro e participação dos músicos convidados como Silvério Pontes, Chico Alves, Henrique Cazes, Monica Mac, Adriana Dutra, Thiago Cunha, Cacau Campos, Marquinhos Diniz e Inácio Rios.

Divulgação

Maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro. Pelo nome Alfredo da Rocha Vianna Filho quase ninguém o conhece, mas pelo popular apelido que ganhou ainda criança é uma unanimidade no meio musical: Pixinguinha. Autor da célebre composição Carinhoso, de 1917, e tocada até hoje em festas, comemorações e saraus, o músico é homenageado neste perfil biográfico de autoria de Diniz.


O livro faz parte da coleção “Culturas Cariocas”, organizada por André Diniz e Luiz Antônio Simas, que tem como proposta trazer à luz assuntos e personalidades marcantes do Rio de Janeiro, reafirmando sua importância no cenário brasileiro. Pixinguinha é testemunha e participante ativo da construção da identidade cultural do Rio de Janeiro e do Brasil.


Diniz, doutor em Geografia Cultural pela UFF, professor de pós-graduação da Uni-Carioca e da Facha, afirma que “Pixinguinha é o maior nome da música brasileira na primeira metade do século XX. Além de consolidar o choro como gênero, fortaleceu a linguagem do contraponto do choro com seu saxofone e soube incorporar em seus arranjos os batuques e as macumbas das ruas”.


Além de fotos do artista e seus companheiros, “Pixinguinha, um perfil biográfico” traz ainda uma discografia comentada pelo maestro Henrique Cazes a partir de álbuns disponíveis nas plataformas digitais. A caprichada capa do livro tem assinatura do artista gráfico Mello Menezes e o autor faz uma singela dedicatória à avó que teve o privilégio de conhecer o biografado na rodas de choro pelas ruas de Niterói.


O lançamento terá apresentação de choro, com a participação do Grupo Candongueiro e dos convidados Silvério Pontes, Chico Alves, Henrique Cazes, Monica Mac, Adriana Dutra, Thiago Cunha, Cacau campos, Marquinhos Diniz e Inácio Rios.


Serviço:


Lançamento do livro: Pixinguinha, um perfil biográfico, de André Diniz (Ed. Numa)

Data: 03 de dezembro de 2022, sábado

Hora: 15h30

Local: Livraria Yorúbar - Praça Leoni Ramos, 19 -Cantareira/São Domingos - Niterói

Produção: Mônica d´Angelo Braga


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN

300x250px.gif
728x90px.gif