top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Planalto monta operação para barrar CPI da propina no MEC


ree
Jair Bolsonaro e Ciro Nogueira (Reprodução)

Liderada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, apontado pela Polícia Federal por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, força-tarefa para dificultar andamento da CPI no Senado pretende convencer senadores a retirarem o apoio antes de o requerimento para a criação do colegiado ser protocolado.

De acordo com o Globo, após o senador Randolfe Rodrigues (Rede) anunciar nessa sexta-feira (8) que conseguiu todas as assinaturas necessárias para protocolar o pedido de uma CPI – chamada "CPI da propina no MEC", o governo federal criou uma força-tarefa liderada pelo chefe da Casa Civil para barrar o andamento do pedido.

A estratégia do Palácio do Planalto é convencer senadores a retirarem o apoio antes de o requerimento para a criação do colegiado ser protocolado. O temor é que a Comissão Parlamentar de Inquérito desgaste ainda mais a imagem do governo em ano eleitoral.

Ministros e aliados do presidente Jair Bolsonaro incumbidos de evitar o novo revés ponderam que não há um "fato determinado" para justificar a abertura da CPI. Alegam, ainda, que o governo está colaborando com a Comissão da Educação e que a Polícia Federal e órgãos de controle também já investigam o caso.

Além disso, ressaltam que o ministro da Educação envolvido nas suspeitas de irregularidades, Milton Ribeiro, foi afastado do cargo.

O primeiro efeito das pressões palacianas já pode ser visto pela desistência de alguns senadores que assinaram o pedido de CPI. Rose de Freitas (MDB), que consta na lista dos senadores favoráveis à instalação da CPI, disse que seu nome foi incluído sem sua autorização.

Segundo o senador Carlos Viana (PL-MG), indicado nesta semana como líder do governo no Senado, além de Rose de Freitas, outros três senadores também retiraram suas assinaturas, mas evitou dizer quais. Um deles seria o senador Weverton Rocha (PDT-MA).

Outro, o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), anunciou neste sábado (9) a retirada de sua assinatura do pedido de criação da CPI, representando uma vitória para o governo Bolsonaro.

No entanto, sobre Freitas, Randolfe rebateu a acusação e exibiu documento assinado pela parlamentar em que pede a inclusão na lista.

O objetivo da CPI é investigar o suposto esquema de corrupção envolvendo dois pastores evangélicos, que agiriam criminosamente na liberação de verbas do MEC para prefeituras municipais. A facilitação do acesso dos pastores aos recursos públicos, segundo revelaram áudios do então ministro Milton Ribeiro divulgados pela Folha de S. Paulo, ocorreu a pedido de Bolsonaro.

Em audiência pública na Comissão de Educação do Senado na última terça-feira, prefeitos de três municípios confirmaram aos senadores que foram abordados pelos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, que pediam o pagamento de propina em troca da liberação de verbas do MEC. Segundo o relato do prefeito de Luís Domingues (MA), Gilberto Braga (PSDB), o pastor Arilton teria orientado o prefeito a pagar R$ 15 mil “para protocolar o pedido no MEC”. Além disso, após a liberação dos recursos, Arilton teria dito que o prefeito deveria lhe dar “1 quilo de ouro”.




 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page