top of page
banners niteroi que queremos NQQ TUNEL 780x90px 3 7 25.jpg

Polícia Civil faz ação contra furto de petróleo bruto

O Governo do Estado, por meio da Polícia Civil, realiza a "Operação Infractio" contra uma organização criminosa especializada no furto de petróleo bruto, nesta quarta-feira (2/7). A ação é da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) em conjunto com o Ministério Público.

Divulgação / GovRJ
Divulgação / GovRJ

Os agentes cumprem mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra os líderes e integrantes do grupo no Estado de Minas Gerais. Até o momento, dois criminosos foram presos. As investigações tiveram início depois de uma tentativa de subtração de petróleo bruto, na região de Rio das Flores, em agosto do ano passado.


"Furtar petróleo é um crime grave e causa prejuízo financeiro para as empresas e para o governo, além do risco ambiental de vazamento. Vamos continuar trabalhando para combater a prática desses crimes de acordo com a lei. A atuação da Polícia Civil, em conjunto com o Ministério Público, colabora para o êxito da operação", destaca o governador Cláudio Castro.


Segundo as investigações, os criminosos atuavam de forma estruturada e persistente ao longo dos últimos anos, mesmo após terem sido alvos de diversas operações policiais. Técnicos identificaram movimentações suspeitas e localizaram um túnel escavado com aproximadamente sete metros de extensão, projetado para acessar clandestinamente a tubulação e viabilizar o furto.


A rápida ação integrada entre o setor de segurança da empresa e a DDSD impediu a consumação do crime e evitou um potencial desastre ambiental, já que a perfuração ocorria nas imediações do Rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de milhões de pessoas em três estados da federação.


O inquérito revelou o alto grau de sofisticação da organização criminosa, que utilizava veículos alugados por terceiros, contas bancárias de interpostas pessoas e comunicações criptografadas, com o objetivo de dificultar a identificação dos verdadeiros responsáveis. A atuação coordenada entre a Polícia Civil e o MP foi determinante para o robusto conjunto de provas reunido, que evidenciou o papel de liderança exercido pelos líderes, que mantinham atuação contínua no planejamento, financiamento e execução das empreitadas ilícitas.


Além deles, outros integrantes da organização criminosa estão na mira desta ação. Eles foram identificados ao longo das investigações e atuavam de forma estruturada no suporte logístico à prática dos crimes, especialmente no pagamento de despesas e ocultação da identidade dos mandantes.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comments


banners niteroi que queremos NQQ TUNEL 300x250px 3 7 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page