top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Polícia prende suspeito de liderar ataque a assentamento do MST


(Foto: Manuela Hernandez/MST)
(Foto: Manuela Hernandez/MST)

A Polícia Civil de São Paulo informou que prendeu na tarde deste sábado (11) um dos suspeitos de matar a tiros três pessoas de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Tremembé, no interior do estado.


Os crimes ocorreram na noite de sexta-feira (10) no assentamento Olga Benário, na Estrada Canegal, por volta das 23 horas. Segundo MST, morreram no local Valdir do Nascimento, conhecido como Valdirzão, de 52 anos, e Gleison Barbosa de Carvalho, de 28. No sábado (11), Denis Barbosa de Carvalho, de 29 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu, conforme informado por João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional do MST, na plataforma X. "Com tristeza e indignação que recebemos a notícia que terceira vítima da chacina de Tremembé-SP veio a óbito. Denis Barbosa de Carvalho, toda solidariedade à família e nosso assentamento Olga Benário!", escreveu.


A ação deixou ainda outras cinco pessoas feridas, que precisaram ser encaminhadas a atendimento hospitalar. De acordo com o MST, os criminosos chegaram atirando, quando a maioria dos assentados dormia. No assentamento, estavam abrigadas 10 famílias, entre idosos e crianças.


Segundo a polícia, o homem preso, que é apontado como mentor intelectual do crime, é conhecido como Nero do Piseiro e já tinha passagem criminal por porte ilegal de arma de fogo. Ele foi reconhecido por testemunhas que viram os criminosos chegando ao local em carros e motos.


O caso foi registrado na Delegacia Seccional de Taubaté como homicídio, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.


A linha de investigação, que está a cargo da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) do município, é de que a motivação dos crimes foi a disputa por um terreno na área do assentamento.


Segundo o MST, a área do assentamento desperta interesse imobiliário devido a localização privilegiada. “O Assentamento Olga Benário enfrenta uma intensa disputa com a especulação imobiliária voltada para o turismo de lazer, devido à sua localização estratégica na região do Vale do Paraíba. Há anos, as famílias assentadas vêm sofrendo ameaças e coerções constantes”, disse o movimento em seu site,


O MST critica que "mesmo após diversas denúncias feitas aos órgãos estaduais e federais", não houve uma resposta efetiva para garantir a segurança e a permanência dessas famílias no território.


Localizado em Tremembé (SP), no Vale do Paraíba, a cerca de 140 quilômetros da capital paulista, o assentamento foi atacado por 10 homens, segundo MST. Eles utilizaram cinco carros e duas motos.


O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou que a Polícia Federal instaure inquérito para apurar o ataque. A pasta informou que uma equipe da PF, com agentes, perito e papiloscopista, já foi deslocada para Tremembé.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page