top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Polícia prende quadrilha do 'golpe do consignado' em SG


Foto: Reprodução

Policiais civis prenderam integrantes de uma quadrilha especializada em golpes do falso empréstimo consignado, na segunda-feira (24/1), no Centro de São Gonçalo. As vítimas eram aposentados e pensionistas. Ao todo, nove pessoas foram presas por associação criminosa.


De acordo com os policiais da 72ªDP (Mutuá), os agentes receberam denúncia relatando que uma empresa de fachada estava funcionando na Rua Coronel Moreira Cesar, 105, sala 5, no Centro de São Gonçalo. No local, funcionava um escritório onde eram aplicados golpes do falso empréstimo consignado em aposentados e pensionistas.


Com as informações, os policiais foram ao local, por volta das 14h, e encontraram um “call center” da associação criminosa, onde nove pessoas trabalhavam, oferecendo empréstimos consignados e renovação de contratos. Todo o processo era feito através de ligações telefônicas.

Ainda de acordo com a policia, o golpe consiste em consultar um banco de dados de clientes bancários, analisar empréstimos e margem disponível, e através de contato telefônico, ludibriar a vítima com supostas vantagens. Geralmente, a vantagem oferecida seria de refinanciar o valor do empréstimo com juros menores, diminuindo o valor da parcela.


Os agentes ainda recolheram no local diversas anotações, dando conta de movimentação financeira, bem como um passo a passo do “modus operandi” da equipe criminosa. Ou seja, um roteiro de como as atendentes deveriam agir para convencer as vítimas a aceitarem os empréstimos. Ao final, os valores não eram creditados na conta das vítimas, ou quando eram, estas aceitavam devolver o valor, ficando com uma parte pequena do empréstimo, em troca do escritório firmar o compromisso de pagar as parcelas que iriam vencer.


Posteriormente, após duas ou três prestações pagas, a empresa deixava de quitar as prestações, ficando a vítima com toda a dívida, aumentada de juros e correção monetária. Os policiais ainda destacam que os próprios funcionários, informalmente, relataram terem ciência de tratar-se de um golpe, inclusive sendo localizado em uma das anotações a afirmação “Já foi vítima de um golpe!”.


As investigações prosseguem no sentido de identificar as empresas envolvidas no esquema fraudulento, bem como os chefes dessa quadrilha, que vem gerando grandes prejuízos principalmente a aposentados e pensionistas.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page