top of page

POP vence prêmio de melhor projeto ambiental do País

O Parque Orla de Piratininga (POP) Alfredo Sirkis foi escolhido, pelo “Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030”, como o melhor projeto ambiental do País. Nesta sexta-feira (16/6), em cerimônia no Museu de Arte de São Paulo (MASP), o prefeito de Niterói, Axel Grael, recebeu o reconhecimento na categoria de projetos ambientais das grandes cidades (acima de 500 mil pessoas).

Foto: Alex Ramos / Prefeitura de Niterói

A entrega do prêmio aconteceu durante a abertura da Virada ODS, promovida pela Prefeitura de São Paulo com apoio das Nações Unidas.


"O Parque Orla Piratininga é um sonho realizado. O projeto, que utiliza Soluções Baseadas na Natureza para recuperar a lagoa, também entregará a Niterói uma belíssima área de lazer e um centro cultural, sem falar das ações sociais e de saneamento nas comunidades do entorno", afirmou Axel Grael, lembrando que o POP foi concebido por ele, como vice-prefeito na gestão de Rodrigo Neves, quando a obra foi iniciada.

Divulgação / Prefeitura de Niterói

A cerimônia de entrega do Prêmio Cidades Sustentáveis contou com a presença de mais de 500 pessoas, entre prefeitos, parlamentares, lideranças empresariais e da sociedade civil, além de membros do Sistema ONU Brasil. Dividida nas categorias “ambiental”, “governança”, “social” e “econômico”, a premiação escolheu as administrações municipais que têm políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras rumo ao desenvolvimento sustentável, com resultados concretos e mensuráveis.


Em maio, o POP também foi vencedor na categoria “Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade” do LATAM Smart City Awards 2023, entregue no México.


"O POP é mais uma importante marca da transformação implementada na Região Oceânica nos últimos 10 anos. Este parque será mais um impulso neste ciclo de desenvolvimento sustentável iniciado com o Túnel Charitas-Cafubá, avanço no saneamento, obras de drenagem e urbanização que transformaram bairros, gerando oportunidades e alavancando a qualidade de vida da população", ressaltou o prefeito Axel Grael, que também é vice-presidente de ODS da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Divulgação / Prefeitura de Niterói


Sobre o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP)


A primeira fase de obras do Parque Orla de Piratininga está sendo entregue neste sábado (17/6) pela Prefeitura de Niterói. Com investimento de R$ 100 milhões, as obras, que integram o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), estão entrando na fase final. A previsão de é que sejam totalmente concluídas no segundo semestre.


Além dos jardins filtrantes, o Parque terá píeres de contemplação, 10.6 km de ciclovia que se integrará ao Sistema Cicloviário da Região Oceânica, 17 praças, 2 mirantes e um centro ecocultural voltado para educação ambiental.


Sobre a premiação


O “Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030” é uma realização do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), com o apoio do Projeto CITinova. O prêmio reconhece as Boas Práticas de cidades que estão avançando na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page